Artigo: O “novo” futuro começa agora!

 

nicoelnino1O mundo parou! E vai continuar parado até a curva de crescimento exponencial da contaminação do covid-19 desacelerar. Nosso presidente da CNDL estima se retornarmos à normalidade em maio, o impacto no varejo será da ordem de R$ 100 bilhões.  Caso os efeitos da pandemia avancem além desse período, o impacto será ainda maior, com graves consequências para a economia do país. Já é fato que a crise relacionada ao coronavírus atingiu comunidades ao redor do mundo. A rápida disseminação geográfica do vírus pegou o mundo de surpresa, com importantes implicações para a saúde pessoal, a continuidade de negócios e a ordem econômica mundial.

Micro, pequenas e algumas médias empresas, têm caixa para 15 à 30 dias. Os profissionais liberais, autônomos, informais e os próprios trabalhadores CLT, na sua grande maioria, trabalham um mês para viver o próximo. Até grandes empresas estão enfrentando disrupções na cadeia de suprimentos. O desemprego e um grande número de falências serão inevitáveis se o “lockdown” se prolongar. A grande questão é se sua empresa está preparada para responder a esta crise?

Posso afirmar que a maioria das organizações ao redor do mundo não estavam preparadas para navegar por este período de incertezas. O que aconteceu nos últimos dias? Estamos observando uma grande mudança no perfil de consumo:  inicialmente consumidores comprando e estocando produtos além de suas necessidades (acompanhamos este mesmo comportamento, recentemente na greve dos caminhoneiros, sendo que posteriormente houve uma diminuição no consumo). A segunda observação, é que está havendo uma mudança drástica do seu wallet share (gasto no seu orçamento ou compras), dando foco em produtos de primeira necessidade (alimentação, farmácia e serviços básicos), em detrimento ao seu perfil de consumo habitual. Por fim, um aumento significativo de compras por canais on-line e delivery (já podemos observar um crescimento de mais de 300%), hábito que poderá ser adquirido pelos consumidores depois da crise.

Na minha análise, vamos ter um comportamento deste mercado marcado em 3 grandes fases, por falta de um modelo histórico similar, estou aqui fazendo uma análise muito pessoal e acredito que possa cometer erros, principalmente na duração das fases. Mas acredito que se errar será pela minha visão otimista de como estabelecer protocolos de combate a crise nas próximas semanas:

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Minhas recomendações para criar o seu “novo” futuro: garanta que seu comitê de crise e o comitê de retomada do crescimento (Fase 1 e 2) criem planos e atuem em plena carga, de forma autônoma e multidisciplinar para lidar com os desafios neste momento. É importante garantir a segurança e bem-estar aos seus funcionários que estarão envolvidos nas operações essenciais de retomada da sua empresa. 

Busque na Fase 1, identificar gaps de sucessão em cargos críticos e defina ações de contingência em caso de quarentena ou inatividade prolongada dos seus gestores ou cargos críticos.

A Fase 2 é fundamental desenvolver uma visão sistêmica, reveja seu modelo de governança e sistemáticas de análise de dados e tomada de decisão. Priorize nas Fases 1 e 2 o fluxo de caixa, neste momento de grande incerteza sobre a duração do impacto da crise, o mais seguro é preparar para o pior cenário. Pratique a solidariedade e empatia, apoiando a sua comunidade. Não foque nos pontos negativos e nem entre em pânico. Ajude como puder a garantir que a crise no setor produtivo não se torne uma crise de abastecimento, fazendo com que o produto chegue ao consumidor final. É possível aproveitar esse momento para mudar estratégias, ganhar agilidade, ser mais eficiente e relevante e sair mais preparado para a Fase 3.

Boas vendas nação varejista!!!

Prof. Luis Lobão

Fonte: CNDL

 

Pequenos negócios buscam alternativas para driblar a perda de clientes na Páscoa

                

pascoa jundiaiA Páscoa, principal período de vendas para a indústria do chocolate durante o ano, se transformou, em 2020, em um dos maiores desafios já encarados pelos setores. Com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, os empresários que esperavam um crescimento de 5% a 10% nas vendas este ano (de acordo com pesquisas do segmento), estão tendo de criar soluções alternativas para reduzir o impacto com a restrição de deslocamento dos clientes imposta em praticamente todos os estados.

A empresária Andressa Candido comenta que a pandemia foi como um soco no estômago, pegando esses comércios em seu momento mais importante do ano. Atuando como Microempreendedora Individual, Andressa formalizou seu negócio há dois anos e vem sistematicamente desenvolvendo novos produtos para conquistar a clientela. Em 2019, ela lançou os corações de chocolate lapidados, com grande aceitação do público. Para 2020, a grande aposta são os ovos que simulam pedras preciosas. A expectativa de Andressa para a Páscoa desse ano era superar o resultado alcançado em 2019, quando a “Sabor de Marte” alcançou uma venda de aproximadamente R$ 17 mil. Com a determinação de restrição aos deslocamentos das pessoas, o foco da empresária agora é reduzir as perdas e – principalmente – encontrar novas alternativas para chegar ao cliente.

A decisão da empresária tem sido de apostar na comunicação com o público por meio das redes sociais da empresa. “Estamos dizendo ao nosso consumidor: você não precisa sair de casa. Nós vamos até você”, comenta Andressa. Além disso, a empresária adotou uma série de medidas para dar mais tranquilidade ao cliente quanto à segurança do produto: “Nós redobramos os cuidados com a higiene, que já eram altos. Estamos com regras ainda mais rigorosas. E garantimos toda a segurança até o momento da entrega na casa do consumidor, uma vez que nós mesmos fazemos esse serviço”, comenta. “Essa situação toda é muito triste. Mas não podemos parar. Temos de manter as esperanças e não podemos deixar de celebrar a vida. A cada dia estamos aprendendo algo novo com essa crise”, diz Andressa.

Atento às necessidades específicas desses empreendedores, o Sebrae preparou um conjunto de sugestões que podem ser adotadas para reduzir as perdas com a pandemia do Coronavírus.

CUIDADOS FINANCEIROS
O momento pede que empreendedores revejam seus gastos e cuidem do controle do fluxo de caixa. Repense expectativas de vendas, evitando compras desnecessárias, inclusive para o período da Páscoa. Se trabalha com encomenda, peça mais prazo de produção para seu cliente. Se tem contas em aberto com fornecedores, renegocie prazos de pagamentos. Se necessário, reduza sua oferta (mix) de produtos, trabalhando apenas com aqueles que garantem boa margem de lucro, priorizando liquidar o estoque acumulado e não fazer compras arriscadas. A hora é de apertar os cintos.

CUIDADOS COM A PRODUÇÃO
Todo estabelecimento de alimentação deve cumprir as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e manipulação de alimentos. No cenário atual, as BPFs devem ser revistas e implementadas por completo, caso haja falhas de operação, conforme estabelece a RDC ANVISA nº 216/04, disponível no link. A RDC deve ser lida e compreendida, destacando-se que os responsáveis pela manipulação devem ter conhecimentos sobre contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas. Um exemplo de cuidados é a redução de microrganismos presentes na pele em níveis seguros, durante a lavagem das mãos com sabonete antisséptico ou por uso de agente antisséptico (como o álcool 70%) após a lavagem e secagem das mãos. Luvas e máscaras também podem ser aliadas, mas devem ser substituídas com frequência. No Portal do Sebrae estão disponíveis materiais orientativos, incluindo um curso EAD de boas práticas, disponível no link .

CUIDADOS COM A SAÚDE
Esteja atento à sua saúde e das pessoas ao seu redor, seja sua família, fornecedores ou clientes. Respeite as distâncias e oriente a todos sobre as cautelas necessárias. Muitas confeitarias são formadas por empreendedores que trabalham sozinhos, ou que contam com poucos auxiliares. É fundamental que você ou seu colaborador se afaste totalmente da produção caso haja suspeita da doença ou de contato com doentes, ainda que a princípio pareça um leve resfriado. Monitore a temperatura corporal e esteja atento a tosses e falta de ar.

REPENSANDO O MODELO DE NEGÓCIO
É importante repensar o modelo de negócio nesse momento. Se a empresa trabalha com um ponto fixo, a alternativa para driblar a falta dos clientes é investir imediatamente nas mídias sociais, nas plataformas de comércio eletrônico e nos aplicativos de entrega. Comunique ao cliente (o que muitas vezes acontece por aplicativos de comunicação e redes sociais) que seu negócio está adotando todas as medidas cabíveis que prezam pela segurança e qualidade do seu produto. Atente-se para que todos os seus fornecedores e prestadores de serviço (como entregadores) também tenham todo o cuidado necessário com o coronavírus.

OPORTUNIDADES PARA CONFEITARIAS
Para a confeitaria, o momento é mais propício para produtos que sejam protegidos (embalados individualmente). Alimentos a serem compartilhados (como bolos de corte) são um possível foco de contaminação no momento de o cliente compartilhá-los com seus amigos e familiares. Além disso, o adiamento de diversos eventos e confraternização limitarão essas demandas. A confeitaria apresenta muitos produtos de tamanhos menores, e apostar nessas opções, embalando-as individualmente, é uma oportunidade. Nessa linha de produtos, entram os brownies, cupcakes, pão de mel, docinhos, bolo de amanhã, bolo no pote, dentre outros.

Fonte: CNDL e Sebrae

Paulo Guedes atende CNDL em proposta de transformar feriados de 2020 em ponto facultativo para comércio recuperar dias parados

 

live guedes cndl cartelaO ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu no sábado (4/04) com o presidente da CNDL, José César da Costa, e com membros da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) para discutir as medidas que podem ajudar a amenizar os impactos da Covid-19 no setor de comércio, serviços e empreendedorismo.

O ministro destacou a importância de o governo ouvir os empresários para estar alinhado com o setor. Guedes ressaltou ser fundamental que os empresários busquem e acessem os créditos e medidas disponibilizadas pelo governo e evitem prejudicar os fluxos de pagamento, e que o setor mantenha a rede de pagamentos e os empregos.

Guedes atendeu a sugestão feita pelo presidente da CNDL que propôs considerar como ponto facultativo os feriados de 2020, exceto, a sexta-feira paixão (10/04), o Dia do Trabalho (01/05) e o Natal (25/12). Assim como permitir a abertura dos comércios aos domingos em âmbito nacional, sem o custo decorrente de convenções coletivas.

“A sugestão é excelente e vamos atender, os feriados serão contados como os dias parados agora na quarentena e depois a gente volta ao trabalho com tudo para compensar as perdas registradas agora”, disse o ministro.

Costa pontuou ainda a importância da criação de linha de crédito que atenda às categorias de micro empresários e MEI, com faturamento inferior a R$ 360 mil ao ano.

“Se o dinheiro não está chegando na ponta, precisamos melhorar a operação. Uma sugestão pode ser a liberação do crédito condicionado e carimbado direto ao micro crédito e não necessariamente por meio do corte dos compulsórios aos bancos. A injeção na economia do benefício de R$ 600 irá aquecer o comércio. A democratização do crédito será testada nesse momento”, disse Guedes.

O ministro da Economia citou o auxílio à camada de proteção aos mais jovens e aos informais. “Serão R$ 800 bilhões girando na economia nos próximos 3 meses”, disse Guedes, que destacou “a redução de impostos vai ajudar na retomada da economia do país”.

O ministro afirmou aos empresários que o governo deseja usar o Tesouro Nacional como garantia de algumas das modalidades de empréstimos que serão disponibilizadas no âmbito da crise. Segundo ele, as linhas lançadas durante a crise atendem a empresas com faturamento anual de até R$ 10 milhões. A ideia é expandir isso para companhias com faturamento de até R$ 300 ou R$ 500 milhões.

Guedes disse, ainda, que pretende vincular a liberação de mais recursos para os bancos, por meio da redução de depósitos compulsórios pelo Banco Central, ao repasse direto de créditos para geração de empregos e capital de giro para as empresas.

Guedes acatou ainda a sugestão da criação de um “Comitê de Emergência para Assuntos de Varejo”, para manter um diálogo constante com a equipe econômica do ministério.

Participaram do encontro o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, o diretor do Banco Central do Brasil (Diorf), João Manoel Pinho de Mello, os presidentes da UNECS, George Teixeira, da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto, da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), Glauco Humai, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Paulo Solmucci Junior, entre outros representantes de Entidades ligadas ao setor de comércio e serviços.

Durante a videoconferência, Paulo Guedes, disse que não pode haver desorganização da produção econômica.

“Estamos em período de hibernação. Vamos para o teletrabalho, vamos para o e-commerce. Mas temos que manter oxigenada e funcionando a economia”, disse o ministro.

Fonte: CNDL

 

Convenção ou acordo coletivo de trabalho podem ser registrados online

 

computadores caseirosO registro de instrumentos coletivos de trabalho, como as convenções e os acordos, pode a partir de agora ser solicitado pelos sindicatos de modo inteiramente online, sem a necessidade de comparecimento a uma das superintendências regionais do trabalho do Ministério da Economia.

Conforme a legislação trabalhista, o registro pelo Ministério da Economia é necessário para que as convenções e os acordos tenham validade. O tempo médio de análise das solicitações pela Subsecretaria de Relações do Trabalho é de cinco dias. O procedimento verifica os requisitos formais dos instrumentos coletivos de trabalho.

As convenções e os acordos são instrumentos coletivos de trabalho que possuem caráter normativo e são firmados entre as empresas os sindicatos. Também poderá ser solicitada online a mediação coletiva trabalhista, que visa resolver conflitos entre entidades de classe, trabalhadores e empregadores.

As empresas, por sua vez, poderão comunicar férias coletivas somente pela internet, também sem a necessidade de comparecimento em pessoa de algum representante. O procedimento, porém, está temporariamente suspenso por força da medida provisória 927/2020, que estabeleceu condições especiais por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Mais informações podem ser encontradas no portal do Ministério da Economia.

Fonte: Agência Brasil

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