A pandemia impactou o mundo e também as necessidades de consumo. O momento pede assertividade nos negócios e atenção às novas tendências. Para auxiliar neste sentido, o Sebrae/PR elaborou o Guia de Tendências 2020/21, com o tema “Sociedade e Consumo em Tempos de Pandemia”. O conteúdo está disponível online e gratuitamente.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck, o Guia é o retrato do que ocorre no mundo. Identidades plurais, inclusão, opiniões diferentes sobre raça, gênero, religião, além de questões políticas que estão nos centros dos debates atuais foram inseridos em forma de conteúdo relacionado aos negócios.
“Vivemos mudanças de comportamento de consumo que são drásticas e transformaram a maneira com que as pessoas vivem. A ideia, portanto, é oferecer formas de inovar nesse novo comportamento, que deve ser normalizado dentro de algum tempo. Temos como exemplo o delivery de comida. Isso foi inserido no comportamento do consumidor e deve ficar por muitos anos como tendência”, explica.
Além do delivery, a ferramenta também pontua tendências que devem continuar, acelerar, pausar ou emergir. De acordo com o consultor, a propensão em usar vídeos como ferramenta de vendas e comunicação foi uma tendência apontada no material do ano anterior e que foi acelerada pela pandemia. Os pequenos negócios de bairro também ganharam força devido ao isolamento social imposto, já que as pessoas começaram a frequentar mais os estabelecimentos próximos de suas residências e não têm se deslocado para lugares distantes.
A publicação está dividida em quatro pilares principais de tendências para negócios em escala global: Gestão; Consumo e Sociedade; Tecnologias; Experiências. Diferente das outras edições, cada pilar possui um número diferente de Macrotendências, que impactam e ampliam os nichos de mercado. Além disso, o Guia também oferece uma ferramenta de aplicabilidade para que o empreendedor possa baixar o material e avaliar qual seria a assertividade do que foi proposto.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
What do you think?
Send us feedback!