Sexta-feira da Paixão

 

Sexta-feira da Paixão

FERIADO

Próximo Sexta-feira da Paixão 30 de Março de 2018 (Sexta-feira)

A Sexta-Feira Santa, também chamada de Sexta Feira da Paixão, é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo na cruz.

A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa. No Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.

A Sexta-feira da paixão sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir o Carnaval), na quinta-feira.

O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias dos cristãos que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.

Tradições da Sexta-feira Santa

Nesta data, acontecem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha aos fiéis cristãos a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne ou de qualquer ato que se refira ao prazer mundano.

Procissões e reconstituições da Via Sacra (caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer) são alguns dos rituais mais populares.

A adoração da cruz pelos católicos também é um símbolo que representa as tradições típicas da Sexta-Feira da Paixão. Muitos devotos costumam beijar os seus crucifixos em sinal de respeito e eterno agradecimento à Jesus, por ter se sacrificado em prol da humanidade.

Significado da Sexta-feira Santa

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico.

Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira.

Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Nesta caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Fora de controle

A violência, que assola Contagem vitimou dias atrás, a empresária Idalete Cláudia Borges dos Santos, assassinada com um tiro nas costas por um assaltante que invadiu o apartamento onde vivia com a família, na madrugada do dia 22 de outubro.

Carnaval

Carnaval

FERIADO (FACULTATIVO)

O Carnaval 2018 é comemorado em 13 de fevereiro. Esta é uma celebração de data móvel, mas que é obrigatoriamente comemorada numa terça-feira.

O Carnaval é um período de festas, que ocorrem em várias partes do mundo (como Veneza, Nova Orleans, Nice e o Rio de Janeiro).

No Rio de Janeiro, aliás, o Carnaval é marcado como um feriado municipal, além de ser conhecido como o maior carnaval do mundo, registrado pelo Guiness Book of Records.

Algumas pessoas consideram que Paris tenha sido a cidade responsável por ter exportado o Carnaval para o resto do mundo.

 

Carnaval Brasileiro

No Brasil, o Carnaval é um feriado que dura três dias, e sua data varia a cada ano, uma vez que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.

No Carnaval, as pessoas se vestem de maneira diferente da habitual, com trajes mais divertidos e inusitados, e comemoram a data indo aos bailes e desfiles específicos da época.

O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração, que é festejada em todo país, em especial nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e São Paulo, que fazem grandes desfiles de fantasias com temas variados.

A cidade de Recife, nordeste do Brasil, também se destaca por ter o maior Bloco de Carnaval do Mundo, chamado "Galo da Madrugada".

 

História do Carnaval

Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus a carne” (carnis levale, em latim), pois representava na Idade Média uma época de festas populares que antecediam um período de grande jejum.

O Carnaval passou a ser adotado pela Igreja Católica como o marco inicial da Quaresma a partir de 590 d.C.

No Brasil, esta festa popular começou a ser comemorada em meados do século XVII, por influência dos europeus, que já festejavam muito antes, principalmente em França e Itália.

Por fim, apenas no século XX que o Carnaval no Brasil se consolidou como o formato conhecido contemporaneamente. O samba e as marchinhas carnavalescas foram grandes impulsionadores desta festa popular entre os brasileiros.

Me lembrou as festas da Roma antiga

Era meio surreal a imagem estampada nos jornais mostrando a festa onde o Governador do Estado, Fernando Pimentel, comemorava com os deputados aliados, a sua vitória na votação do aumento de impostos.

Ano Novo

Ano Novo

Ano-Novo é a comemoração de um novo ano que se inicia, e é celebrado na passagem de 31 de dezembro para o 1º de janeiro.

Também chamado de Réveillon, termo em francês que significa "despertar”. Nesta mesma data também se comemora o Dia da Confraternização Universal e o Dia Mundial da Paz.

Existem diversas tradições típicas para a festa de comemoração do Ano-Novo, e cada país geralmente possui a sua. No Brasil, por exemplo, é costume usar roupas brancas, pular 7 ondas do mar, assistir os shows de fogo de artifícios, comer uvas e etc.

A comemoração de Ano-Novo tem sua origem em 46 a.C, quando o governador romano Júlio César criou um decreto para que o dia 1º de janeiro fosse o Dia do Ano-Novo.

Atualmente, a chegada de um novo ano é celebrada com a promessa de renovação dos votos de esperança, alegria, amor e fraternidade. Nessa época, as pessoas fazem promessas para o ano que se inicia, e refletem sobre a vida que tiveram no ano que acaba.

 

Dia da Confraternização Universal

É também no dia de Ano-Novo que se celebra o Dia da Confraternização Universal, conforme reconhecido pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Ainda se comemora o Dia Mundial da Paz, desde 1968, quando o Papa Paulo VI instituiu uma data para celebrar a paz entre os povos.

Cuidado com a sua visão


Cada vez mais esses cuidados estão sendo ameaçados. A venda indiscriminada dos produtos de baixa qualidade esta infestando o comércio.

Comércio de bairro

Há tempos o comércio de Contagem deixou de ser exclusivamente do Eldorado. Ocorre também nos demais bairros um crescimento da atividade comercial.

Já é realidade


Para a nossa realidade, no primeiro momento, a ideia nos pareceu um tanto ousada, mesmo se tratando do grupo responsável por sua gestação.

Seja um Associado

Departamento Comercial:
Gerente: Vanda Lima - (31)3359-6417  
 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ou clique aqui para enviar uma mensagem

Sobre a CDL

A CDL Contagem tem a missão de representar, integrar e apoiar o lojista por meio de soluções inovadoras e de qualidade, fortalecendo o comércio varejista de Contagem, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.

Siga-nos também em:

   

Contato

Para conhecer mais sobre a CDL Contagem, entre em contato conosco:
  cdl(@) cdlcontagem.com.br
(31)3359-6400 
  Rua Manoel Teixeira Camargos, 475 - Eldorado - Contagem/MG