Desenvolver ou não? Eis a questão

 

Desenvolver ou não Eis a questão 696x557Imagine um automóvel exposto em uma loja. Parece fácil imaginar algo assim, mas será que é tão simples pensarmos no tamanho do investimento necessário para que este veículo chegasse à loja? Talvez não.

Seu exterior brilha, os bancos parecem altamente confortáveis, os itens de série são surpreendentes e você sente um imenso desejo de desfrutar de tudo que aquele carro pode oferecer.

Parece fácil imaginar algo assim, mas será que é tão simples pensarmos no tamanho do investimento necessário para que este veículo chegasse à loja? Talvez não.

Agora, o que aconteceria se todo este investimento fosse em vão pelo simples fato de não haver nenhum condutor para guiar este automóvel? O quanto teria sido válido investir em algo que simplesmente não tem ninguém para utilizar?

Quando pensamos na questão de desenvolvimento de pessoas, temos uma situação muito parecida.

Em algum momento, alguém, talvez até você mesmo, idealizou a empresa na qual você atua hoje e, com certeza, o investimento foi muito além do financeiro.

Não apenas o tempo, mas a dedicação para pesquisar, planejar, estruturar e construir o negócio visando um ou alguns objetivos, como obter o reconhecimento do mercado e ser a melhor empresa em seu segmento de atuação, certamente também fizeram parte deste montante.

Sendo assim, de que valeu tamanho empenho em criar um negócio se o mais importante está lá, mas sem nenhuma oportunidade de desenvolver e aprimorar suas habilidades constantemente com o objetivo maior de gerar resultados consistentes?

Eis o que acontece quando uma empresa não investe no que possui de mais importante: o seu capital humano.

Nestes casos, a tendência natural é de que os profissionais fiquem cada vez mais desmotivados e saturados, enquanto demandas e a cobrança por resultados aumentam, os prazos diminuem e a produtividade é colocada em risco.

Por isso, o desenvolvimento da sua equipe é um dos bens mais preciosos que você pode oferecer a você e ao time com o qual atua diariamente.

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas mesmo neste momento em que parece que a tecnologia assume cada vez mais um papel de protagonista nos negócios, as pessoas ainda são e continuarão sendo o principal diferencial competitivo de qualquer empresa.

Agora vamos voltar ao exemplo do carro.

Se você não tiver um condutor para aquele veículo, ele poderá ficar estagnado na loja por muito tempo. O mesmo ocorre com o desenvolvimento da equipe.

Se não há investimento no desenvolvimento do time, naturalmente as habilidades, as oportunidades de aprimoramento e a inovação da própria empresa são colocadas em risco.

Agora imagine o contrário. Se o automóvel possui um condutor, ele será uma fonte de oportunidades em diversos momentos.

Acredite. Investir no desenvolvimento das pessoas é investir também no desenvolvimento da empresa.

Profissionais treinados sabem o que fazer, como fazer e quando fazer, ou seja, são engajados para trabalhar de maneira mais assertiva, conseguem otimizar seu tempo e entregar mais.

Por isso, quando surgir a dúvida entre desenvolver ou não as pessoas, lembre-se que a equipe é o primeiro cliente da empresa e, quando a equipe “compra o negócio”, todos trabalham com a plena consciência de que são partes fundamentais para a conquista dos objetivos da organização.

Em uma recente entrevista, o CEO da empresa americana de aviação Southwest Airlines, Herb Kelleher, que assumiu a empresa em 1972 com três aviões e 18 voos por dia, revelou que só conseguiu chegar a atual marca de mais de 500 aeronaves e 3.000 voos diários em todo o mundo devido ao fato de que a sua maior preocupação ao longo deste período foi a preparação e o desenvolvimento de sua equipe.

Para o empresário, não há nada mais importante que conseguir aliar os objetivos organizacionais aos individuais, proporcionando uma atmosfera favorável ao desenvolvimento das pessoas e da companhia.

Em um dos trechos da entrevista Kelleher diz: “Em minha humilde opinião, o que tratamos de criar foi uma empresa na qual as pessoas sorriem porque querem, não porque devem”.

Apesar disso, na contramão das iniciativas do empresário, ainda é comum vermos empresas que se atentam apenas ao resultado financeiro mês a mês, sem qualquer preocupação com uma gestão pautada em aspectos como clima, eficiência e melhoria contínua.

Nestes casos, certamente, a ideia é que as ações de desenvolvimento são ineficazes. Porém, você pode ter certeza que o problema não está na ação de desenvolvimento em si, mas na cultura destas empresas que não entendem o desenvolvimento como investimento, bem como não incentivam suas equipes a implantar os novos conceitos e muito menos cobram o devido retorno.

Para estas, valem dois pontos de atenção. Treinamentos não fazem milagres e a gestão de um negócio vai além da busca incessante por lucro, pois este deve ser o resultado natural quando se atua com foco em maximizar a capacidade produtiva.

Portanto, pense em como você enxerga a preparação e qualificação de seus profissionais.

Veja quais são as empresas líderes de mercado e como a questão do desenvolvimento de seu capital humano é encarado por elas.

Feito isso, agora responda: para você o desenvolvimento de equipes é uma despesa ou um investimento?

Pense nisso!

Rodrigo Anunciato: Gerente de conteúdo da GS&Friedman

Fonte: Mercado&consumo

 

4 dicas simples para conquistar clientes

 

fidelizar clientesQuem tem negócios físicos e até mesmo faz vendas a domicilio, sabe o quão difícil pode ser um atendimento ao cliente de qualidade.

Mas acredite, é mais simples do que imaginamos. Para encantar o cliente é necessário algumas atitudes que muitas vezes esquecemos pensando em algo mais complicado.

Confira abaixo quatro passos fáceis sugeridos pela CEO do Grupo Cetro, Luzia Costa, para você seguir no dia a dia e ter um atendimento de qualidade conquistando seus clientes:

 

1. A primeira impressão é que fica!

Essa expressão faz todo sentido quando estamos falando de atendimento ao cliente. É necessário fazer uma excelente recepção. Por isso, é ideal que a pessoa que estiver fazendo a venda, seja você ou seu colaborador, tenha uma boa aparência, seja roupa, cabelo arrumado, unhas limpas, maquiagem, entre outros detalhes que fazem a diferença na apresentação.

 

2. Invista sempre em treinamentos e capacitação

Você vende conhecimento agregado ao seu produto e/ou serviço. Por isso, faça treinamentos e inove. Capacitação é essencial para estar bem informado e conseguir engajar seu cliente. Além disso, treine sobre seus produtos, quando você conhece a fundo o seu produto, você passa mais confiança e mostra que entende do que faz. Isso é cativante para qualquer consumidor!

 

3. Divulgue seu negócio

Parece algo simples, mas muitas pessoas acabam deixando passar batido, a divulgação, a propaganda do seu negócio. Redes sociais, site, panfletos são algumas ferramentas baratas que podem atrair novos clientes e mostrar para quem já é consumidor, a importância do seu negócio. Além disso, nada melhor que o cliente conhecer seu negócio antes de comprar, por isso, deixe ter a experiência de conhecer seu produto/serviço.

 

4. Demonstre gratidão na preferência

Além da qualidade do seu atendimento, serviço ou produto, agradecer seu cliente pela preferência também faz toda a diferença. Seja pessoalmente ou por uma mensagem pós atendimento, você deixará uma ótima impressão e com certeza será lembrado.

 

Fonte: Varejista.com

 

MAKRO ATACADISTA: resta o luto do município

Frank Sinatra*

 

Aconteceu, mais uma vez, a morte de uma empresa! Um dos motivos que mais pesaram neste fato foi o mesmo que acontece diariamente com muitas empresas que começam com um grande potencial e vão atrofiando. A alta carga tributária misturada com as incertezas do mercado e a falta de um ritmo mais vigoroso de recuperação da economia que torna qualquer negócio insustentável à medida que as reservas empresariais se acabam, levam as empresas  ao fim. Assim, inicia-se 2019, com o município de Contagem em luto pelo encerramento das atividades da Makro que há 47 anos está no mercado brasileiro gerando emprego e renda.

Lógico que não estou excluindo tantas outras que estiveram presentes no município, mas evidenciando uma de grande peso que tanto contribuiu para a sustentabilidade econômica em meio a processos de crises e de tantas intempéries ocasionadas pelas flutuações econômicas.

Até quando vamos continuar tentando sobreviver em um mercado que luta para permanecer em modelos tributários antigos e que são altamente corrosivos? São tantos impostos e obrigações que a dominância caótica do processo impede o alcance da virtuosidade dos negócios.

A Makro Atacadista, que tanto contribuiu com o município, como várias outras empresas, marcou a sua importância pela geração de emprego e renda. Quantas vezes ela suportou e  teve que se reinventar nestes 47 anos? Quantas vezes suas estratégias foram revisadas e tiveram que ser adaptadas ao momento atual? Contudo, chega uma hora que não dá mais. E é isso que venho colocando para todos há muito tempo. Nós, comerciantes, que temos a força e a vontade de construir um município melhor, um estado melhor e um país melhor, sofremos por manter esta esperança. Não tem mais como ir para frente! Agora, chamo a todos para refletir: se uma empresa de grande porte, que tem estrutura, está fechando lojas, imagina as micro e pequenas empresas? Nesse mesmo momento de reflexão, há de se pensar também o tempo que a Makro Atacadista levou para se instalar no Brasil e agora o tempo que a empresa leva para finalizar suas atividades em cada município que opera. Esse ponto chama atenção para a burocracia. Para que tanta burocracia se o resultado final é o desenvolvimento? Será que isso é uma medida protecionista ou limitadora?

Vale ainda pensar na geração de empregos. A Makro Atacadista gerava, somente no município de Contagem, cerca de 96 postos de trabalho. E agora? Como a economia vai girar com mais pessoas desempregadas? Temos que lembrar ainda que tem cerca de 13 milhões de pessoas nesta mesma situação. Deste jeito, não dá para crescer.

Desde criança, quando ensinavam para nós o Hino Nacional brasileiro, a parte que mais me marcou foi “Verás que um filho teu não foge à luta”. Diante disso, é certo manter esta estrutura dominada pelo caos para testar a força de seus filhos? Realmente, estou indignado pois não há uma imagem do Cruzeiro resplandecente que brilha no horizonte e no qual todos queremos alcançar.

Resta aos municípios, o luto de tantas empresas que morrem. Lutam e fracassam. Às vezes pela falta de gestão, às vezes pelo próprio ambiente de negócios que, ao invés de melhorar, sempre nos surpreende de maneira negativa.

Está na hora de acordar! Do que adianta fazer Refis se as empresas não têm condição de honrar com seus financiamentos? Querer crescer com tantos desempregados é um erro fatal. Até quando a carga tributária ficará nestes moldes que nem mesmo as estruturas de altas instâncias conseguem ter uma boa gestão financeira? Isso, meus amigos, é um desabafo de quem luta sempre e continua lutando.

Enfim, tirei este momento no qual a Makro Atacadista jogou a bandeira, não por vontade, mas por falta de incentivos e mudanças estruturais na dinâmica dos negócios, para tentar chamar a atenção ao que realmente importa. Vamos juntos construir algo novo. Temos muito o que fazer e mudar, mas será que há vontade?

A esperança é que os governos Estadual e Federal, consagrados nas urnas por suas propostas ousadas, as cumpram com a urgência que nossas empresas almejam.

 

*Presidente da CDL-Contagem, Presidente do Sindicato do Comércio de Contagem e Ibirité e Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais – FCDL-MG

 

FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO

Por Correio

POR CORREIO

Acompanhe os 4 passos para realizar a adesão via correio:

Passo 1: Baixe, imprima, preencha e assine o formulário de adesão:

PESSOA FÍSICA               PESSOA JURÍDICA

Encaminhe junto com o formulário preenchido e assinado, as cópias simples dos documentos abaixo:

Se for pessoa Física (PF):
  • Documento de identificação válido (Ex.: RG, CNH, CTPS ou outros);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência;

Se for pessoa Jurídica (PJ):

  • Ato constitutivo, devidamente registrado no órgão competente; ou Documentos da eleição de seus administradores, quando aplicável;
  • Comprovante de inscrição no CNPJ;
  • Documento de identificação válido (RG, RNE, CNH, Passaporte, ou outro) e CPF do(s) representante(s) legal(is) da empresa;

Envie para o endereço abaixo:

Destinatário: SPC BrasilAos cuidados de: Cadastro PositivoRua Leôncio de Carvalho, 234 – 9º andar - CEP: 04003-010 – Paraíso – São Paulo – S.P.

Passo 4: Assim que seu cadastro for inserido em nosso sistema, você receberá um e-mail, do SPC Brasil, com o link para cadastramento de sua senha e assim terá acesso gratuito à Consulta Pessoal.

Pronto, agora você faz parte do Cadastro Positivo do SPC Brasil!

Compre em Contagem, valorize sua cidade

 

Final do ano chegou e o variado comércio de Contagem já está preparado para o Natal, a principal data para o varejo brasileiro, oferecendo boas opções de presentes, bons preços e qualidade.  Entretanto, mesmo com toda a variedade de serviços oferecidos pelos nossos comerciantes, infelizmente, algumas pessoas preferem comprar em outras praças.

A CDL-Contagem acredita que este é um bom momento para lembrar o quanto a valorização do comércio local é importante para fomentar a economia na nossa cidade. O ato de consumir no comércio local gera um ciclo positivo do dinheiro sempre circulando dentro do município. Ao comprar em outras cidades, deixamos de gerar empregos e investimentos em diversas áreas.

Quanto mais a população valoriza o comércio de Contagem, comprando aqui, mais valor é agregado à economia do município pelo recolhimento de impostos, como Imposto Sobre Serviço (ISS) e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Isso resulta em repasses à Prefeitura, que são incluídos no orçamento municipal para realização de obras e melhorias urbanas, como revitalização e construção de praças, pavimentação e abertura de ruas, entre outras melhorias. Aumenta também o investimento em Saúde e Educação, pois, de toda a receita gerada pela arrecadação de impostos, 15% é destinada para saúde de 25% para educação.

O desenvolvimento da nossa cidade passa por um comércio local forte, com geração de empregos e impostos para ser aplicados em benefícios para seus moradores. Comércio forte é garantia de qualidade de vida.

Quem ama Contagem, compra em Contagem!

FRANK SINATRA SANTOS CHAVES
Presidente da CDL-Contagem

 

Mensagem do presidente

Foto Frank lado

Comércio, uma atividade importante para todos


Meu caro lojista


O desenvolvimento econômico de nossas cidades está associado ao setor de comércio, elo essencial da cadeia produtiva da economia de qualquer nação. Somos nós, comerciantes, que fazemos a economia de nosso país girar, pois quanto mais vendemos, mais a indústria produz e mais emprego e renda são gerados. A força das micro e pequenas empresas é inegável.

A importância do comércio é verificada principalmente quando se observa como ele é determinante na composição do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é o somatório de toda a riqueza produzida por uma cidade, estado ou nação e seu principal medidor do crescimento econômico.

Para se ter uma ideia, de acordo com levantamentos realizados pelo Sebrae, em 2014 as micro e pequenas empresas respondiam por 53,4% do PIB , ou seja, fomos responsáveis por mais da metade de toda a riqueza produzida em nosso país.

Estou tendo esta conversa com você, amigo lojista, porque às vezes nos esquecemos do quanto nós, comerciantes, micro e pequenos empresários, somos importantes para a nossa cidade, para o nosso país. Temos que nos orgulhar muito, pois o comércio gera empregos, colabora significativamente com o PIB e, consequentemente, ajuda a fortalecer a economia. Nossa atividade é vital para a economia de uma nação.

Quando o comércio não vai bem, a economia também não. Então é muito preocupante vermos que uma quantidade assustadora de empresas estão fechando suas portas por não suportarem a elevada carga tributária, o excesso de encargos e os elevados juros bancários. A mortalidade de empresas significa menos emprego e menos renda.

Por tudo isso, meu amigo, temos que exigir que os próximos prefeitos e vereadores de nossas cidades deem uma atenção especial ao setor de comércio. Que tenham o compromisso com os lojistas na busca por políticas e ações que contribuam com o desenvolvimento do setor, essencial para o desenvolvimento de nossas cidades.


Um abraço

 

A desburocratização como promessa eleitoral

 

burocracia papelOs anos eleitorais são especialmente importantes para o tema da desburocratização, considerando a perspectiva de sua inclusão cada vez mais representativa nos debates e nos compromissos assumidos pelos eleitos.

Pode-se dizer que em 2018 os desafios para a simplificação da vida do brasileiro atingiram o auge de sua relevância. De fato, independentemente do posicionamento ideológico, todos os candidatos à presidência trataram do tema – específica ou genericamente – no seu plano de governo, assim como tivemos número expressivo de parlamentares eleitos com plataformas centradas em críticas à burocracia e na necessidade de melhorar o ambiente de negócios e a vida das pessoas.

Em eleições marcadas por anseios de mudança contra o sistema político tradicional e a corrupção, que mostraram brasileiros cansados do “mais do mesmo”, isso pode ser perfeitamente entendido.

É que o desgaste ocasionado ao eleitor pela falta de empenho em reduzir a burocracia, aqui entendido como ausência de determinação política (do poder) de combater efetivamente as mazelas que dificultam a vida dos cidadãos – enfrentando de verdade a resistência de corporações e interesses econômicos plantados no status quo – chegou ao seu limite.

Leis e decretos não mudam a realidade por si mesmos, ter a regra não basta sem vontade política de fazer com que ela seja cumprida.

Como lembra Daniel Bogéa, desde o regime militar, o único presidente que não expediu decreto sobre a desburocratização foi Itamar Franco (Desburocratização e Cidadania: Um Projeto de Revitalização Democrática), o que não resultou na consolidação de uma agenda permanente, como o Simplex em Portugal, país que está a anos-luz do nosso estágio, apesar de sua tradição cartorial que como a nossa sempre foi usada como desculpa para fazer pouco, fazer lentamente ou fazer nada.

Afora avanços pontuais representativos, não há entregas estruturais que o brasileiro quer e precisa. No fim das contas, o combate à irracionalidade vive de espasmos de voluntarismo dessa ou daquela liderança técnica ou política sem garantia de continuidade.

Em tempos de mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas, ainda convivemos com uma luta de anos para transformar propostas em regras e outros muitos para implantação e cumprimento delas, com constante resistência ativa e passiva dentro e fora do Estado.

Estamos há 40 anos para acabar com exigência de reconhecimento de firma. Nos últimos dois anos, foram aprovadas duas leis para tratar novamente disso: a Lei 13.460, de 2017, e a Lei 13.726, de 2018. O argumento para as novas leis é a necessidade de vincular todos os poderes e estados e municípios, mas alguém duvida que podemos estar no curso de outras décadas até cumprir essa medida?

Além disso, continuamos vendo agendamentos eletrônicos de atendimento, que deveriam servir para melhorar a qualidade e a satisfação do usuário do serviço público, prestando-se somente a transformar a fila física em fila virtual, desmaterializando o escândalo do pouco caso com o cidadão. Servindo para “organizar” a barafunda e tirar a pressão presencial pela solução dos problemas do cidadão, no mais das vezes ligados a ter acesso a recursos para o fundamental direito ao alimento e a demais bens da vida.

E os jornais não cansam de jogar luz a cada dia sobre novos e impensáveis escândalos da burocracia insana: hoje são quilombolas obrigados injustificadamente a tentar conseguir licença para suas roças de subsistência, missão dificílima ou quase impossível; ontem foram produtores agrícolas desesperados por lavouras destruídas tendo que “solicitar” autorização para controle e manejo de javalis; anteontem, a denúncia de que estamos apenas substituindo a burocracia física pela digital com a proliferação de documentos eletrônicos de identificação do cidadão, federais e estaduais, e de aplicativos para serviços de reduzido uso, tudo de forma a multiplicar custos para o cidadão e o Estado.

Há muita resistência. É, como se diz atualmente, um ecossistema de interesses nefastos que trabalha contra a modernização e a racionalização porque elas desmontam esquemas de poder e de corrupção que se alimentam de dificuldades e de favores.

O eleitor, digo o cidadão, não aguenta mais esperar por uma solução consistente, por um caminho que signifique a mais rasa e simples racionalidade: o cidadão é um só e assim deve ser tratado pelo Estado, queiram ou não os donos de bancos de dados, de sinecuras e quejandos.

Com a sociedade mobilizada e agora cobrando o preço da inércia das lideranças políticas nas urnas, ao que parece temos um ambiente mais propício para avançar no essencial e no necessário: fazer da desburocratização uma agenda permanente e prioritária.

Os sinais dados pelos brasileiros no sentido da renovação política são um alerta para a necessidade de dar os saltos exigidos para acabar com situações que não são somente vergonhosas para uma das maiores economias do mundo, mas também são obscenas na sua pior acepção. Não precisamos mais de diagnósticos e de regras, mas sim de ação.

Por José Constantino de Bastos Júnior
Advogado e ex-secretário nacional de racionalização e simplificação

Fonte: DC 

 

CDL-Contagem

 

 

banner institucional cdl contagem

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem (CDL-Contagem) é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, sem filiação política, partidária ou religiosa, com sede e foro na cidade de Contagem.

Entidade representativa do segmento empresarial contagense, a CDL-Contagem se dedica a oferecer e aprimorar serviços de apoio e proteção às atividades comerciais e de prestação de serviços, sempre com objetivo de representar, desenvolver e valorizar o segmento lojista e favorecer:

- O desenvolvimento do mercado de consumo;
- A redução do risco de inadimplência;
- A ampliação das possibilidades de crédito;
- A melhoria na liquidez das transações;
- A profissionalização e a capacitação do mercado;
- O aprimoramento dos negócios.

Criada no dia 10 de dezembro de 1981 com o objetivo de dar suporte ao comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem (CDL-Contagem) tem sua trajetória marcada por uma história de luta e realizações em prol do comércio lojista e dos interesses do município.

Inicialmente chamada Clube de Diretores Lojistas de Contagem, a CDL-Contagem - criada por iniciativa de um grupo de lojistas, liderados pelo comerciante Sebastião Mauro Figueiredo e Silva - teve sua primeira sede na Avenida João César de Oliveira, 2.792, sala 214, no bairro Eldorado.

O título de entidade de utilidade pública veio no dia 17 de junho de 1988, através do decreto nº 1.895, reconhecendo a CDL-Contagem como instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos e prestadora de serviços à sociedade contagense.

A aquisição de sua sede própria aconteceu em 1989, quando adquiriu o primeiro andar do prédio localizado da Rua Manoel Teixeira Camargos, nº475. A CDL-Contagem passou então a ocupar uma área de 280m2, com oito salas e um auditório. Mais tarde, passou a ocupar toda a área do prédio.

Atualmente a CDL-Contagem está em processo de construção de sua nova sede, tornando realidade um grande sonho dos seus dirigentes, colaboradores e associados. Com previsão para ser inaugurada no início 2019, a nova sede está sendo construída ao lado do Bristol Easy Hotel CDL-Contagem, na Rua João de Deus Costa,bairro Sede.

Com instalações mais amplas, confortáveis e melhor equipadas para atender a demanda crescente por seus serviços, a nova sede terá três andares estruturados com amplo auditório equipado com serviço de sonorização, ar refrigerado e toda estrutura necessária para realização de seminários, palestras e eventos sociais; sala para cursos e balcões para atendimento. Existe ainda um projeto para construção de um 4º pavimento para abrigar um moderno teatro.

Produtos e serviços

Superando dificuldades, aos poucos a CDL-Contagem foi colecionando conquistas e grande credibilidade junto à classe empresarial, comunidade e poder público. Moderna e dinâmica, criou e diversificou ao longo de três décadas uma série de produtos e serviços, oferecendo às empresas associadas qualidade, eficiência e segurança, contribuindo para o desenvolvimento do comércio contagense.

Ao filiar-se à CDL-Contagem, o lojista passa a contar com a segurança e a agilidade dos serviços e produtos oferecidos como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), maior banco de dados da América Latina, e outros serviços básicos e necessários à atividade lojista, como o Serviço de Recuperação de Crédito (SRC), cobrança terceirizada, assistência ao consumidor, Assessoria Jurídica, convênios com instituições bancárias, de ensino, médicas, odontológico, entre outras.

Além de amparar, defender, orientar e representar os interesses de seus associados, a CDL-Contagem, legítima representante da classe lojista local, promove constantemente cursos de aperfeiçoamento profissional, workshops e palestras visando capacitar os profissionais que  atuam nos mais diversos segmentos do mercado.

O certificado digital é outro diferencial oferecido pela entidade. Trata-se de um documento eletrônico obrigatório e seguro, que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, empresa, ou site, para assegurar as transações realizadas pela internet e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados.

Em setembro de 2013, através de convênio assinado com a Prefeitura Municipal, a CDL passou a administra o CDL-Card, cartão de alimentação dos cerca de 7 mil servidores municipais. O convênio possibilitou a circulação dos recursos dentro do próprio município, fortalecendo e beneficiando os servidores com a ampliação da rede de fornecedores.

Realizações

No comércio local tem grande destaque a campanha “Natal com prêmios é natal Contagem” promovida pela entidade desde 1996. Além de evitar a evasão dos consumidores para cidades vizinhas no período de fim de ano, a promoção visa alavancar as vendas e criar um clima mais amigável entre o cliente e a empresa.

Em sua história de lutas, conquistas e sucessos a CDL-Contagem preserva momentos importantes, como o “Encontro do Comércio de Contagem e Ibirité” (Enco), realizado em parceria com o Sindicato do Comércio de Contagem e Ibirité (SCCI). O evento, que acontece desde 2003, se caracteriza por reunir empresários, seus familiares e colaboradores para desfrutarem de momentos de descanso, confraternização e reflexão.  

Uma história feita de dedicação à causa lojista, cuja construção cabe a abnegados empreendedores, que se sucedem no comando da entidade doando parte do seu tempo para fazer da CDL-Contagem uma das instituições mais respeitadas do município.

E assim, a história da CDL-Contagem - uma entidade idônea, com objetivos e finalidades bem definidos - vai sendo escrita.

 

Presidentes:

Sebastião Mauro Figueiredo e Silva - 1981 a 1985

Ivo Alexandre de Souza - 1985 a 1988

Luiz Rodrigues  - 1988 a 996

Frank Sinatra Santos Chaves - 1996 a 2004 e 2012 a 2016(atual presidente)

Edilton Pires Bispo - 2004 a 2008 e 2008 a 2012

MISSÃO

Representar, integrar e apoiar o lojista por meio de soluções inovadoras e de qualidade, fortalecendo o comércio varejista de Contagem, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.

VISÃO

Ser reconhecida como a mais legítima representante do movimento lojista contagense e referência em serviços de apoio aos negócios empresariais da cidade.

VALORES

- Satisfação dos nossos clientes;

- Conduta ética, moral e transparente;

- Honestidade e integridade;

- Profissionalismo, comprometimento e visão de negócios;

- Busca permanente da excelência em todos os aspectos.

OBJETIVOS

- Promover a aproximação entre empresários, visando fortalecer suas atuações e reforçar os laços de companheirismo, reciprocidade e colaboração em torno de interesses comuns.

- Oferecer serviços que propiciem aos associados o incremento de suas atividades.

- Acompanhar projetos de leis para orientar a defesa dos legítimos interesses dos seus associados, fazendo proposições e reivindicações junto aos poderes constituídos.

- Promover a divulgação junto à comunidade, das atividades e serviços disponibilizados pelo comércio lojista.

- Cooperar com o poder público, associações e entidades de classe, em tudo o que for de interesse direto ou indireto da classe lojista e da comunidade.

- Promover eventos técnicos e divulgar produtos, serviços e inovações da atividade comercial através de feiras, exposições, seminários que visem a atualização empresarial do lojista.

 

Você está ignorando aquilo em que seus clientes prestam atenção?

 

Você está ignorando aquilo que clientes prestam atenção automacao comercial blumenauA maioria dos varejistas gastam muito tempo tornando suas lojas visualmente atraentes. Se seu estilo de merchandising projeta uma imagem de luxo, prestígio ou um festival de pechinchas, sem dúvida você está tentando atrair clientes.

Às vezes, porém, acabam sendo negligenciadas algumas áreas, não consideradas de exposição, mas que são claramente visíveis para os clientes. Infelizmente, há momentos em que estas áreas de “exposição não intencional” podem passar ao seu cliente uma impressão positiva, ou muito negativa.

Vamos começar com o caixa. Esta talvez seja a área mais importante, devido à quantidade de tempo que o cliente permanece de pé no balcão. Eles têm pouca coisa para fazer senão prestar atenção em todos os detalhes por trás do balcão. Na verdade, muitas vezes é impossível não reparar neles e interpretá-los.

Um cliente relatou ter notado um cartaz com a palavra "SORRIA" como um acrônimo, claramente com o objetivo de inspirar os vendedores enquanto eles concluíam o processo da venda. Era um lembrete de todos os bons elementos de um serviço ao cliente que deveriam ser cumpridos. O cliente na verdade não tinha ainda pensado se estava satisfeito ou não com o atendimento da loja até que notou o cartaz e se deu conta de que seu vendedor não estava fazendo nenhum dos procedimentos sugeridos. Ele nem sequer estava sorrindo!

É uma ótima ideia se colocar no lugar do cliente e dar uma volta pela loja todos os dias. Qualquer coisa que não tenha sido pensada aos olhos do consumidor deve estar fora de sua vista.

Essa é uma coisa simples, que você pode fazer para garantir que nada prejudique a grande experiência do seu cliente em sua loja.

Autor: Harry J. Friedman, fundador do The Friedman Group

 

Fonte: friedman.com.br

 

SPC Alerta

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O que é SPC Alerta?
É um serviço que dá ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança,  ajudando a prevenir que sejam utilizados por terceiros em fraudes ou compras sem a sua autorização.

Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais ou cheques, procure a CDL e faça o registro no SPC Alerta. Esse registro fica cadastrado nobanco de dados da CDL e sempre que uma empresa consultar o SPC, receberá a informação sobre a ocorrência do roubo ou perda dos documentos.

Como proceder para efetuar um alerta no SPC, sobre documentos roubados ou extraviados?
Basta procurar a CDL, apresentando o original ou a cópia do Boletim de Ocorrência (BO) feito em uma delegacia da Polícia Civil, sendo que tal boletim pode ser feito de forma presencial ou pela internet (Delegacia Virtual). As ocorrências podem ser registradas através da Delegacia Virtual, nos casos em que envolvam perda ou extravio de documentos e objetos pessoais, como: CPF, carteira de identidade, título de eleitor, carteira de trabalho, cartões de crédito, cheques, relógio, celular, equipamento eletrônico, entre outros; além de acidentes de trânsito sem vítimas, desaparecimento e localização de pessoas e também para ocorrências de danos simples. O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados gradativamente, mediante acesso ao site https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/ocorrencia.

Para a impressão do Boletim de Ocorrência, entre no site www.sids.mg.gov.br/ocorrencia/impressao-de-boletins-de-ocorrencia.

Importante: A partir da abertura do alerta no sistema, será sempre exigida a apresentação do Boletim de Ocorrência em futuras operações de concessão de crédito, solicitadas pelo consumidor.

Meus documentos estão sendo usados indevidamente. Como faço um Alerta de Documentos Clonados?
Após registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, apresente-o no balcão de atendimento da CDL-Contagem, junto ao original ou cópia de documento de identificação com fotografia e assinatura.

Por quanto tempo permanece o alerta no SPC e como proceder para efetuar o seu cancelamento?
O alerta permanece no sistema por prazo indeterminado e o seu cancelamento só pode ser efetuado pelo próprio consumidor que solicitou o seu lançamento, devendo o mesmo apresentar-se pessoalmente na CDL, munido de documentos de identificação e da cópia do Boletim de Ocorrência usado para a abertura do alerta.

É possível efetuar alerta no SPC pelo telefone?
Sim. Neste caso, o alerta ficará no sistema de forma provisória, por um prazo de sete dias corridos. Para torná-lo permanente, o consumidor deverá comparecer à CDL dentro deste prazo para confirmá-lo, munido do Boletim de Ocorrência. 

Para mais informações entre em contato: 3359-6408 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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A CDL Contagem tem a missão de representar, integrar e apoiar o lojista por meio de soluções inovadoras e de qualidade, fortalecendo o comércio varejista de Contagem, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.

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