Parabéns Contagem, pelos seus 110 anos de progresso

 110825duro av joao cesar e alca 01 019

Cidade tem segundo aniversário em meio à pandemia de Covid-19

Nesta segunda-feira, 30 de agosto, Contagem comemora seu 110º aniversário de emancipação político-administrativa. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representante da classe lojista da cidade, nada mais oportuno nesta data do que lembrar a participação ativa do setor para o desenvolvimento do município.

O comércio faz parte da história de Contagem desde seus primórdios, quando com a instalação do posto fiscal Registro das Abóboras, surgiu o Arraial das Abóboras, de onde entrava e saia gado, cavalos e potros, ouro em barra e em pó para serem trocados por dinheiro.

Nestes 110 anos, houve avanços em todos os setores, principalmente no comercial. Setor que foi fortalecido com a criação CDL-Contagem em 1981. Desde então, a entidade busca o fortalecimento da livre iniciativa, a diminuição da burocracia, a defesa das reivindicações de interesse dos lojistas e, sobretudo, contribui para o crescimento e desenvolvimento de nosso município, destacando-se como agente efetivo em várias conquistas coletivas do varejo e da sociedade contagense.

Recomeço

Infelizmente para a população e para o comércio local, o momento atual - em que ainda vivemos a pandemia de Covid-19 - não nos permite celebração. Mas este tempo de cuidado com o outro e de empatia traz uma boa oportunidade para reflexão: Aniversário  simboliza renascimento, recomeço. E tudo que a humanidade quer atualmente é recomeçar. Então que este 30 de agosto seja uma oportunidade para que aqueles que amam Contagem reflitam sobre os caminhos desta cidade e renovem a esperança em dias melhores.

WhatsApp Image 2021 05 14 at 11.36.48“A humanidade vive dias calamitosos que exigem perseverança e muita solidariedade. E nestes tempos de pandemia - que nos ensina a ter mais empatia, a partilhar o pouco e o muito - a nossa mensagem para Contagem é que continue acreditando em seu potencial e na força do seu povo. Desejamos que o sonho de uma cidade melhor esteja na mente e no coração de todos os filhos e filhas desta terra. A CDL reafirma seu compromisso de continuar trabalhando e apoiando o desenvolvimento econômico e social da nossa querida Contagem”, destaca Frank Sinatra, presidente da entidade.

O líder lojista deixa também uma mensagem para o empresário que tanto se orgulha e trabalha pelo desenvolvimento de Contagem. “Um dos setores da economia mais afetados pela pandemia, o comércio tem demonstrado que tem garra para trabalhar e dar a volta por cima. O empresário, que sempre lutou e se reinventou, não ficou inerte diante das dificuldades e tem enfrentado este inimigo em comum com muita criatividade. Juntos estamos vencendo essa crise e recuperando nossa economia.”

Desenvolvimento

Na oportunidade em que se fala em perseverança e aniversário, que é sempre o início de um novo ciclo, a CDL informa que sua última grande conquista é a construção de um prédio localizado na Rua 13 de Junho, atrás do Bristol Easy Hotel CDL-Contagem, com instalações mais amplas, confortáveis e melhor equipadas para acomodar a nova sede da entidade e atender a demanda crescente por seus serviços. A previsão é que a obra seja entregue em 90 dias e que a entidade se transfira pra lá ainda este ano.

Devido à sua localização, o outro prédio de três andares, construído ao lado do Bristol Easy CDL-Contagem, e inicialmente destinado a abrigar a sede da entidade, foi cobiçado por muitos interessados, e a CDL resolveu alugar para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde foram centralizados os serviços da regional de Contagem.

 

FCDL-MG lança projeto “Aqui tem Oportunidade de Negócio”

 

Sempre atenta à necessidade de promover o fortalecimento, o desenvolvimento e a sustentabilidade das CDLs mineiras e seus associados, sobretudo nesse momento delicado da pandemia de Covid-19, a FCDL-MG está implementando o projeto “Aqui tem Oportunidade de Negócio”.

A iniciativa consiste em realizar reuniões virtuais, entre a equipe comercial da Federação e a diretoria e funcionários das CDLs, para identificar oportunidades e apresentar soluções, competitivas e pensadas estrategicamente, para atender a todos os perfis de associados.

“Queremos estimular oportunidades para uma atuação mais estratégica das CDLs mineiras e promover a fidelização dos associados e a filiação de novas empresas, por meio dos benefícios que as soluções com diferenciais competitivos oferecem”, explica a coordenadora comercial da FCDL-MG, Geralda Gonçalves.

O projeto terá dois encontros semanais, sempre às quartas-feiras, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Podem participar todas as CDLs interessadas, que serão atendidas por ordem de solicitação. Para se inscrever, basta entrar em contato por meio dos telefones (31) 2532-3310 e (31) 98482-4629 ou email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As duas primeiras reuniões foram realizadas no último dia 18 de agosto, com participação das CDLs de São João Del Rei.

Para o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a diretoria e os colaboradores das entidades sobre a importância do relacionamento com os associados e empresas locais, além de trabalhar junto ao poder público e a comunidade para contribuir com o crescimento da cidade onde a entidade está inserida. Além de ser uma oportunidade para as CDLs mostrarem sua representatividade e força no meio empresarial, oferecendo soluções necessárias que otimizam e buscam a eficiência e eficácia nos negócios.

“Somos representantes dos interesses de um setor que é protagonista na economia brasileira. Portanto, devemos contribuir ativamente na construção de projetos que busquem o desenvolvimento das empresas, por meio da sustentabilidade de seus negócios. Todos saem ganhando, inclusive os municípios, já que essas ações estimulam o desenvolvimento econômico”, finaliza Sinatra.

Fonte: FCDL-MG

 

CDL e Instituto Kessler realizam Maratona de Prevenção à Vida

 

WhatsApp Image 2021 08 25 at 15.09.38

A vida está fragilizada e a estrutura emocional das pessoas está abalada. Mais do que nunca as pessoas encontram-se ansiosas, depressivas, estressadas e com falta de sentido para viver. A pandemia, as incertezas, os medos, as inseguranças e as perdas, se tornaram mais presentes.

Pensando nisso, a CDL-Contagem e o Instituto Kessler Inteligência Emocional acabam de firmar parceria com o objetivo de realizar, durante a campanha Setembro Amarelo, a “Maratona de Prevenção à Vida”.

Ao longo do mês de setembro serão realizados encontros online, gratuitos, sobre autocuidado, práticas meditativas e partilhas de vivências. As atividades serão conduzidas pelo psicólogo Édio Kessler e pela terapeuta Michelli Kessler.

O Instituto Kessler é referência nacional no desenvolvimento pessoal, emocional, profissional, comportamental e aprimoramento humano.

Confira a programação:

Webniar - Como Valorizar sua vida?
Toda segunda-feira do mês de setembro, a partir das 20h.

Meditação – Práticas para o autoconhecimento.
Toda quarta-feira do mês de setembro, a partir das 20h.

Live - Como estou aprendendo a valorizar minha vida!
Toda sexta feira do mês de setembro, a partir das 20h.

Saiba mais: 
https://bit.ly/2W6dp0n

Faça sua inscrição:
http://www-institutokessler-com-br.rds.land/maratona-de-prevencao-da-vida-instituto-kessler#rd-column-jsc3dnf5

 

IK Programação setembro amarelo

 

Contagem registra melhora nos indicadores de empregos no primeiro semestre de 2021

 

O município de Contagem gerou um saldo positivo 7099 de empregos formais nos primeiros seis meses de 2021. Esse número é o superávit registrado para o período, entre a diferença anotada de demissões, 43.356, e de contratações, que foram 50.455. Os dados são do Observatório Sócio Econômico de Contagem, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e têm como base as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O setor de serviços é o que mais gerou empregos nesse primeiro semestre. Foram 2661 postos de trabalho. Logo depois vem o setor industrial de Contagem, com 1618 contratações; o comércio, que criou 1572 ocupações, a construção civil, com 1243 vagas e a agropecuária, setor de baixa expressão econômica na cidade, que gerou 5 postos.

A economista Alessandra Angelini, técnica responsável pelo Observatório Sócio Econômico de Contagem, ponderou que embora setor de serviços seja o que mais contrata, também é o que mais demite. “A rotatividade desse setor é muito grande e demanda baixa qualificação. Nesse sentido, mesmo que venha a demitir muito, o setor também contrata muito rápido.”

Angelini destacou que com alta do dólar muitas empresas começaram a buscar mercado exterior para exportação. “O que explica parte da menor retração do setor industrial na comparação com o de serviço e o comércio. A alta do dólar beneficiou enormemente indústrias exportadoras, gerando emprego para atender o crescimento da produção. Também empresas do ramo alimentício e de bebidas tiveram alta durante a pandemia”, disse a economista.

Na comparação com o mesmo período de 2020, os dados confirmam o início de uma melhora da atividade econômica no município. Nos seis primeiros meses do ano passado foram registrados 35.242 admissões, contra um total de 40.010 desligamentos – um déficit de 4.768 vagas de trabalho.

Por setor econômico, em 2020 apenas a construção apresentou desempenho positivo no acumulado dos seis primeiros meses do ano, com um total de 535 contratações a mais que o número de demissões.

O levantamento também aponta que 29% das admissões para o período foram de trabalhadores com faixa etária entre os 18 e 24 anos. Os profissionais com idade entre 30 e 39 anos representaram 27% das contratações. “Por outro lado, a maioria dos desligamentos ocorrem na faixa etária dos 30 a 39 anos, tendo em vista que os profissionais na faixa etária dos 18 aos 24 anos têm menor experiência, e, consequentemente, a remuneração também menor”, explicou Alessandra.

Com relação ao grau de instrução, 66% dos admitidos possuem o 2º grau completo, demonstrando que as vagas ofertadas exigiram pouca qualificação.

Mercado de Trabalho reflete desigualdades de gênero

De acordo com os dados do Novo Caged, o mercado de trabalho de Contagem é predominantemente masculino e extremamente desigual. No acumulado de contratações dos primeiros seis meses do ano, 66% das admissões foram do sexo masculino.

Além das contratações terem sido preferencialmente masculinas, considerando o período anteriormente mencionado, no ano de 2020, foram demitidas mais mulheres do que homens, aumentando a desigualdade no mercado de trabalho do município.

Em 2021, quando observada melhora na quantidade de admissões, a desproporção de gênero permanece a mesma, ou seja, foram demitidas mais mulheres em 2020, mas continuam contratando mais homens em 2021.

Alessandra Angelini destacou que a indústria extrativa mineral (Mineradoras) e a administração pública são os únicos setores em Contagem que empregam mais mulheres do que homem. “Mesmo assim, com exceção das mineradoras, o salário segue tendência de desigualdade a prejuízo das mulheres”.

Fonte: Prefeitura de Contagem

 

Sobre a CDL

A CDL Contagem tem a missão de representar, integrar e apoiar o lojista por meio de soluções inovadoras e de qualidade, fortalecendo o comércio varejista de Contagem, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.

Siga-nos também em:

   

Seja um Associado

Departamento Comercial:
Gerente: Vanda Lima - (31)3359-6417  
 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ou clique aqui para enviar uma mensagem

Contato

Para conhecer mais sobre a CDL Contagem, entre em contato conosco:
  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(31)3359-6400 
  Rua Manoel Teixeira Camargos, 475 - Eldorado - Contagem/MG