Plano de Ação: Empresários vs COVID-19

escolaweb capas artigos aprenda a montar um plano de acao escolar em 10 passos

 Os recentes desdobramentos da Pandemia do COVID-19 pelo mundo demonstraram um agravamento quase que exponencial do impacto esperado no sistema de saúde, e na economia do mundo.

Um relatório produzido e distribuído pela BCG (Boston Consulting Group) no dia 20 de março, mostrou que a evolução do número de casos ao redor do mundo, provavelmente forçará a maioria dos governos à decretarem situações emergenciais de quarentena e lockdown para conter o contágio do vírus.

Captura de Tela 2020 03 21 às 18.52.17 1536x550

Avanços dos casos de COVID-19 pelo mundo | Fonte: BCG

E essas medidas já estão sendo tomadas como podemos ver no quadro abaixo:
2
Respostas de diferentes governos ao COVID-19 pelo mundo | Fonte: BCG

 

Outro fator agravante para situação, é que a previsão de uma vacina com capacidade imunológica contra o Coronavírus segue incerta.

Sendo que em conferência restrita para clientes no dia 20/03/2020, o Goldman Sachs estimou que as primeiras unidades devem estar disponíveis para o público nos EUA em algum momento entre o final de 2020 e começo de 2021, sendo que mesmo nesse momento, ainda teremos o desafio de escalar a produção à nível global.

E o motivo disso ser um agravante é que analisando historicamente, é comum que em casos como o do Corona, existam ondas de contaminação em massa.

3Comportamento de ondas em pandemias anteriores | Fonte: BCG

 

Ou seja, mesmo que a atual onda de contágio seja contida, é possível, que até uma vacina seja desenvolvida, novas ondas de crescimento acelerado se repitam. Por isso, é seguro afirmar que neste momento não é mais possível tratar a situação como sendo somente “mais uma gripe” qualquer. 

E sendo assim, é dever de todo empreendedor e gestor estruturar um plano sobre como agir para proteger seu negócio e seu time diante dessa situação. Assim, preparamos um guia tático de ações que você pode tomar no seu negócio para conseguir navegar pelo atual momento.

AVALIE A SUA ATUAL SITUAÇÃO

O primeiro passo é avaliar qual a sua real situação atual. Reveja todos os seus contratos, seja de recebimento, quanto de pagamentos, e avalie cada um deles. Divida o seu plano de ação em duas partes:

  1. Para os contratos que geram receita: aqui o seu objetivo é garantir que a receita já contratada, realmente aconteça. Lembre-se que seus clientes também estão sendo impactados pela crise, e vão tentar cortar custos. Assim é importante que você avalie como reter esse cliente para não perder receita e fluxo de caixa nesse momento. Entre as ações possíveis se encontram:
  • Oferecer condições diferenciadas de pagamento (parcelamento) para não necessitar suspender os contratos e zerar o fluxo de pagamentos;
  • Oferecer serviços extras com custo marginal baixo para reter o contrato (adicionar consultorias, serviços online, etc);
  • Adiantar pagamentos com algum desconto (tente antecipar o recebimento futuro com algum desconto para o seu cliente, assim você garante mais caixa para suportar o momento atual).
  1. Para os contratos que geram despesas: avalie todos os seus contratos com fornecedores e busque renegociar prazos, e valores. Comece analisando seus fornecedores com maiores margens, visto que eles normalmente possuem maior flexibilidade para negociar. Além disso, priorize contratos de maior valor, e ou que estão mais próximos, visto que eles gerarão maior impacto no seu fluxo de caixa.

É importante nesse momento, porém, entender que a depender das cláusulas dos contratos, o seu fornecedor poderá simplesmente não aceitar as suas propostas de negociação.

Outro ponto relevante é tomar cuidado com os pequenos fornecedores, que possuem menos margem ou fluxo de caixa. Lembre-se de que eles também estão passando por um momento complicado e podem quebrar caso você os pressione demais nesse momento. Assim, é recomendado que você avalie os termos dos contratos antes de iniciar a negociação, e sempre conte com apoio do seu advogado.

ASSUMA QUE AS COISAS SERÃO PIORES DO QUE O ESPERADO

Entenda que o fluxo de notícias e informações sempre possuí um atraso. O número de infectados de hoje, é um reflexo de quem foi infectado dias ou até mesmo semanas atrás, assim como o de fatalidades.

Assim, se você somente agir quando as notícias parecerem realmente ruins, você já terá perdido um tempo precioso, e acabará entrando no espiral da morte.

Talvez nesse momento você esteja pensando que a crise durará alguns poucos dias, talvez 2 semanas, e dificilmente mais do que 1 mês. Ou ainda que a sua receita caíra somente algo entre 10% e 20% ou 25% nesse momento. Mas não se engane, o melhor cenário nesse momento é entrar no modo sobrevivência.

Assuma que a crise durará por vários meses, pelo menos 3 ou 4, e que nesse período as suas receitas sofrerão um impacto de pelo menos 50%, e a depender do seu setor, podem até mesmo ir a zero.

Seu planejamento deve te permitir sobreviver a cenários extremos. Lembre-se: as perdas relacionadas a ser muito cuidadoso durante uma crise, são sempre inferiores as de ser menos cuidadoso.

MONTE UMA WAR ROOM COM O TIME DE LIDERANÇA

Para enfrentar esse momento, o ideal é que o time de liderança se comunique todos os dias revisando:

  • O atual cenário;
  • O que o negócio está fazendo (ações que foram planejadas);
  • Qual está sendo o impacto de tais ações;
  • Quais novas ações precisam ser implementadas.

Idealmente essas reuniões devem acontecer diariamente até que as coisas se resolvam, sendo sempre objetivas, e com foco em garantir a sobrevivência do negócio. Não é momento de pensar em planos de expansão, mas sim, em ações que te permitam atravessar o momento atual do mercado.

Além disso, você deve garantir que em cada reunião, serão listadas ações a serem tomadas pelo time para ajudar o negócio.

PROTEJA SEU CAIXA 

Como falamos anteriormente é altamente recomendável que você considere um cenário pessimista onde o seu negócio verá quedas que podem variar a algo entre 50 e 100% da receita. Porém, você dificilmente conseguirá zerar seus custos, e por isso você dependerá das suas disponibilidades de caixa para sobreviver.

Acontece que um relatório feito pelo JP Morgan, mostrou que a maioria dos negócios possuí caixa disponível para somente um mês de operação. Ou seja: se ele precisar ficar mais do que um mês sem gerar receita, ele quebra.

5

Disponibilidade de caixa média para diferentes negócios | Fonte: Relatório JP Morgan

Por isso, nesse momento é crucial que você avalie todas as medidas possíveis para que você proteja o caixa do seu negócio.
  1. Defina um valor mínimo: para começar, defina um valor mínimo que você precisa ter em caixa, e comprometa-se a nunca ter menos do que aquele valor no banco. Esse valor serve como um trigger para você tomar medidas extremas, como demissões em massa no seu negócio.
  2. Antecipe recebíveis: avalie todos os recebíveis que o seu negócio possuí, seja em termos de contratos, ou recebíveis de cartão de crédito com o seu processador de pagamentos. Lembre-se que em casos de crises prolongadas a liquidez do mercado diminui progressivamente. Assim, é importante que você tenha o dinheiro disponível na conta do banco para usar. Desse modo, avalie antecipar o recebimento, mesmo que isso signifique deixar algum dinheiro na mesa por conta das taxas de antecipação. E por falar nisso, dê preferências a utilizar instituições financeiras sólidas nesse momento. É altamente provável que milhares de pequenos negócios quebrem nesse momento, e com isso defaultem suas dívidas. Nesse cenário bancos e demais instituições financeiras de menor porte, podem ter problemas de liquidez, e caso você tenha dinheiro nessas instituições pode ficar impossibilitado de acessar o seu capital.
  1. Utilize todas as fontes de crédito e financiamento possíveis: “Cash is king”, por isso, busque ter a maior quantia de dinheiro em caixa possível, e isso incluí a realização de dívidas e financiamentos. Ou seja, avalie linhas de crédito que você possa utilizar e ative-as antes que elas sequem. Mas cuidado: a ideia não é que você utilize esse dinheiro para pagar custos do dia a dia, distribuir dividendos, ou expandir nesse momento. Mas sim para que ele sirva de reserva para casos extremos. No cenário ideal, você não utilizará esse dinheiro, e poderá pagar integralmente os empréstimos, somente com os juros do período em poucos meses.

ATUE COM O SEU TIME

Seu time também é parte importante da sua estratégia nesse momento, e por isso existem algumas ações que você pode tomar.

  1. Home Office: Um fator que está ajudando milhares de empresas nesse momento é a adoção do regime de Home Office como forma de não paralisar totalmente as suas atividades. Nesse modelo o seu time continua trabalhando, porém, de casa, e nós do G4 já até escrevemosum artigo sobre ele que você pode conferir aqui. Porém, um ponto que não abordamos naquele artigo, é sobre a negociação de benefícios durante esse período, como a suspensão de vale transporte, vale refeição e vale alimentação. Além disso, mesmo que a performance do time possa ser impactada nesse momento, ainda é melhor algum nível de produção do que nenhum.
  2. Renegociação de salários, férias, e suspensão de contratos: Outro ponto relevante para esse momento é a possibilidade da suspensão de contratos ou até mesmo renegociação de jornadas de trabalho com redução proporcional do salário. Além disso, em algumas categorias, os próprios sindicatos já estão se movimentando para liberar a antecipação e parcelamento de férias individuais ou coletivas, bem como a flexibilização do banco de horas individual. Fale com o seu advogado trabalhista para entender o que sua empresa pode adotar nesse momento.
  3. Cuidado com demissões: Para finalizar o ponto sobre times nesse momento, é importante que você tome cuidado com demissões. Apesar de parecer uma opção obvia e fácil para o momento, lembre-se de que demissões, especialmente no regime CLT, apresentam custos elevados e imediatos. Se você optar por demitir uma pessoa do seu time hoje, será obrigado a pagar todos os encargos trabalhistas como multa rescisória, aviso prévio e etc, a vista e no curto prazo. Por isso recomendamos que essa seja a última opção a ser usada, e sempre discutida com seu advogado trabalhista previamente.

ACOMPANHE NOVAS LEIS E MEDIDAS

Devido ao atual estado de pandemia, os governos estão se movimentando e buscando aprovar medidas para ajudar todos a superarem os desafios da crise. Com isso, novas MPs, Leis e similares estão sendo promulgadas quase que diariamente, e sendo assim é importante que você acompanhe tais movimentações. Abaixo separamos algumas que já foram instauradas:

  1. Postergação do Pagamento do Simples: de acordo com a Resolução CGSN 152/2020 do Comitê do Simples nacional, o pagamento da DAS referente ao simples das competências de Março, Abril e Maio, que deveriam ser pagas em Abril, Maio e Junho, foram postergadas. Importante ressaltar de que as mesmas ainda deverão ser pagas em datas futuras (Outubro, Novembro e Dezembro), e portanto isso deve ser considerado no seu planejamento de desembolso de fluxo de caixa.
  2. Atraso de débitos com o governo: avalie o impacto da Medida Provisória nº 899/2019 (MP do Contribuinte Legal) no seu negócio.
  3. Recolhimento do FGTS e INSS: o Governo federal anunciou que pretende autorizar que o recolhimento do INSS e FGTS da folha de pagamento seja postergado por três meses a partir de Março/2020 (poderão ser postergados os recolhimentos em Março, Abril e Maio de 2020). Importante ressaltar de que deverão ser compensados no futuro. Importante:fale com seu advogado trabalhista antes de tomar qualquer ação nesse sentido.

CONTE COM UM ADVOGADO

É importante que antes de tomar qualquer decisão com base nas medidas pulicadas pelo governo, você valide com o seu advogado se elas são aplicáveis par ao seu caso.

Fonte: CNDL (publicado em: 25/03/2020 15:03:22)

What do you think?

Send us feedback!

Últimas Notícias

Artigo: O “novo” futuro começa agora!

07 Abril 2020

O mundo parou! E vai continuar parado até a curva de crescimento exponencial da contaminação do covid-19 desacelerar. Nosso presidente da CNDL estima se retornarmos à normalidade em maio,...

Paulo Guedes atende CNDL em proposta de transformar feriados de 2020 em ponto facultativo para comércio recuperar dias parados

06 Abril 2020

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu no sábado (4/04) com o presidente da CNDL, José César da Costa, e com membros da União Nacional das Entidades de...

Pequenos negócios buscam alternativas para driblar a perda de clientes na Páscoa

06 Abril 2020

A Páscoa, principal período de vendas para a indústria do chocolate durante o ano,...

Convenção ou acordo coletivo de trabalho podem ser registrados online

06 Abril 2020

O registro de instrumentos coletivos de trabalho, como as convenções e os acordos, pode a partir de agora ser solicitado pelos sindicatos de modo inteiramente online, sem a necessidade...

Comitê Gestor do Simples prorroga parcelas do ICMS e ISS

06 Abril 2020

Com voto favorável de São Paulo, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou medida que permite o adiamento (https://dcomercio.com.br/categoria/negocios/varejistas-pedem-suspensao-de-impostos-e-cobram-mais-credito) do vencimento das parcelas do ICMS e do ISS...

Fique por dentro dos conceitos por trás da Covid-19

02 Abril 2020

Calamidade e emergência pública. Isolamento e distanciamento social. Pandemia. Transmissão comunitária… Nos últimos dias, uma série de termos técnicos entrou no dia a dia dos brasileiros. E é fácil se...

Governo anuncia nova MP que permite redução de até 70% dos salários

02 Abril 2020

O governo anunciou ontem (1/04) detalhes da Medida Provisória (MP) que autoriza empresas a reduzirem salários e jornadas de funcionários, com compensação por parte do governo. O texto permite redução...

Sebrae e Abrasel oferecem cursos online gratuitos para empreendedores

30 Março 2020

O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), oferece uma série de cursos online para empreendedores do ramo de alimentação fora do lar. As...

BNDES detalha linha de 40 bilhões para micro, pequenas e médias empresas

30 Março 2020

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Gustavo Montezano, detalhou, no dia 29 de março, a linha de R$ 40 bi do BNDES para folha...

Coronavírus: perguntas e respostas sobre legislação trabalhista

30 Março 2020

O governo federal tem promovido mudanças nas regras trabalhistas para tentar minimizar a crise econômica causada pela pandemia de coronavírus. Por enquanto, a maioria das alterações foi feita por...

CDL solicita à Prefeitura prorrogação do prazo de pagamento do IPTU

27 Março 2020

Considerando a crise global provocada pelo Novo Coronavírus (COVID-19), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem encaminhou hoje (27/03) ofício ao prefeito Alex de Freitas solicitando que o...

ATENDIMENTO CDL-CONTAGEM

26 Março 2020

Prezados, A Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) de Contagem, atendendo às orientações recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e prezando pela segurança e saúde dos nossos colaboradores, consumidores, associados e público...

Plano de Ação: Empresários vs COVID-19

25 Março 2020

Os recentes desdobramentos da Pandemia do COVID-19 pelo mundo demonstraram um agravamento quase que exponencial do impacto esperado no sistema de saúde, e na economia do mundo. Um relatório produzido...

Certidões negativas de débito têm prazo prorrogado por 90 dias

25 Março 2020

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogaram por 90 dias o prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos (CND)...

Sebrae oferece plataforma gratuita para anúncio de produtos e serviços dos pequenos negócios

25 Março 2020

Os donos de pequenos negócios que enfrentam os impactos negativos causados pela pandemia do novo corona vírus podem contar com a ajuda da plataforma Mercado Azul (www.mercadoazul.sebrae.com.br (https://mercadoazul.sebrae.com.br/)), criada pelo...

Zema fecha divisas para ônibus e proíbe comércio em todas as cidades mineiras; aulas serão online

21 Março 2020

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou na noite e ontem (20/03) decreto de calamidade pública e restrições ao comércio, transporte e educação em Minas Minas Gerais. Em vídeo transmitido pelo...

Tributos federais relativos ao Simples de março, abril e maio ganharam um prazo maior de seis meses para pagamento

20 Março 2020

O pagamento dos tributos federais do Simples Nacional foi prorrogado. Desta forma, o acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e...

Sebrae lança página na internet com orientações para empresários sobre como reagir à pandemia

20 Março 2020

Preocupado com o impacto da crise econômica provocada pelo Coronavírus, especialmente sobre os pequenos negócios, o Sebrae lançou um portal de informações totalmente voltado para orientar os empreendedores. A...

CDL-Contagem orienta lojistas para enfrentamento da Covid19

19 Março 2020

Diante da disseminação do Coronavírus (Covid-19), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem - com base nas orientações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Federação...

Prefeitura de Contagem suspende todas as feiras e recomenda que comércio reforce medidas de higienização para conter avanço do Coronavírus

19 Março 2020

Para conter o avanço da Covid-19, a Prefeitura de Contagem suspendeu temporariamente a realização das feiras do Eldorado, do Bairro Amazonas e de Nova Contagem. É uma das medidas do...

Público lota auditório da CDL para palestra sobre inovação

16 Março 2020

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem realizou, com sucesso, a palestra “Os caminhos da inovação – A gestão de sucesso”, ministrada pelo psicólogo Édio Kessler. Empresários e...

Conter o Coronavírus é importante também para a saúde dos negócios

14 Março 2020

Amigos do Sistema CNDL, em virtude do avanço do Coronavírus no Brasil, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas resolveu somar esforços para conter a evolução da doença. Entendemos que o...

BB e Caixa anunciam liberação de crédito para empresas em dificuldades

14 Março 2020

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal vão oferecer crédito para empresas com dificuldades financeiras por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito pelos presidentes...

Movimento pretende simplificar sistema tributário brasileiro

12 Março 2020

Simplificar imediatamente a tributação sobre bens e serviços sem a necessidade de fusão de impostos como PIS, COFINS e ICMS. Enquanto as duas propostas de Reforma Tributária - as...

SRT/MG oferece autoatendimento para emissão da Carteira de Trabalho Digital

11 Março 2020

A Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRT/MG) montou uma sala exclusiva para orientar e habilitar a Carteira de Trabalho Digital para os trabalhadores no Estado. O espaço...

Regulamentação tributária do Simples é aprovada por CAE no Senado

11 Março 2020

Um projeto de lei complementar - PLP 4/2020 -, que regulamenta a possibilidade de as empresas enquadradas no Simples Nacional fazerem transações tributárias, foi aprovado pela Comissão de Assuntos...

Fecomércio MG realiza Seminário de Direito Tributário

11 Março 2020

"Impactos, oportunidades e desafios para os contribuintes em 2020” será o tema principal do 4ª Seminário de Direito Tributário, promovido pela Fecomércio MG no dia 13 de março. O...

Inscreva-se gratuitamente para palestra sobre os caminhos da inovação

06 Março 2020

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem recebe, no dia 12 de março, o psicólogo Édio Kessler para a palestra “Os caminhos da inovação – A gestão de...

Cuidado com golpe envolvendo o Cadastro Positivo

04 Março 2020

A Receita Federal identificou uma nova modalidade de golpe aplicado com uso do nome da Instituição. Trata-se de notificação postal falsa por meio da qual se exige pagamento de...

Franchising: a salvação do varejo multimarca de calçados

04 Março 2020

Margens baixas, gestão de estoque complicada, mão de obra de difícil qualificação. A realidade do tradicional varejo multimarca de calçados acabou derrubando a participação desse mercado, que era de...

Fecomércio MG promove curso prático sobre comércio exterior

03 Março 2020

O comércio exterior compreende uma série de procedimentos complexos que exigem de quem trabalha na área um planejamento adequado para a efetivação do negócio. A fim de ampliar o...

Jucemg simplifica devolução de taxas

03 Março 2020

O cidadão que pagou por algum serviço da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e tem direito à restituição do valor não precisa mais preencher formulários em...

Transformação Digital é tema de palestra no Fecomércio em Conexão

02 Março 2020

A inovação e a tecnologia estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, seja por meio dos serviços dos aplicativos de entrega e de transporte ou...

75% da população acha importante a abertura do comércio aos domingos, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil

02 Março 2020

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro...

IR 2020: empresas têm até sexta para fornecer comprovante de rendimento

27 Fevereiro 2020

Termina amanhã (28/02 o prazo para as empresas e as instituições financeiras enviarem aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Os informes são usados para o...

Cadastro Positivo: entenda como funciona

27 Fevereiro 2020

Disponível para consulta desde o dia 11 de janeiro, por empresas, bancos e lojas do setor varejista, o Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico...

Programa Brasil Mais pretende atender 200 mil empresas até 2022

19 Fevereiro 2020

Concebido como um programa para melhorar a gestão e a produção das micro e das pequenas empresas, o Brasil Mais pretende atender 200 mil empregadores até 2022, informou o...

Funcionamento do comércio de Contagem e Ibirité no período de carnaval

17 Fevereiro 2020

De acordo com as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) dos comerciários de Contagem e de Ibirité, no período carnavalesco o funcionamento do comércio destas cidades se dará conforme quadros...

Sebrae mapeia cinco dicas para responsabilidade social nos pequenos negócios

17 Fevereiro 2020

O conceito de Responsabilidade Social nas empresas está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve ser refletido nas decisões do dia a dia...

Projeto beneficia quem errou ordem das parcelas a serem pagas

12 Fevereiro 2020

O Projeto de Lei 6280/19 assegura ao consumidor o direito de pedir que uma prestação paga antecipadamente compense a parcela vencida no mês, desde que elas tenham valores idênticos. Conforme...

App MEI tem nova versão. Saiba como conseguir a atualização

07 Fevereiro 2020

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) disponibilizou a nova versão do App MEI na loja do Governo do Brasil (Gov.br). Essa versão promove atualização tecnológica do aplicativo...

Comércio mineiro segue otimista no primeiro semestre de 2020

07 Fevereiro 2020

Os empresários do comércio de Minas Gerais estão confiantes em relação às vendas no primeiro semestre de 2020. A grande maioria (74%) aposta em um desempenho melhor para o...

Fecomércio em Conexão promove capacitação para vendedores

06 Fevereiro 2020

As novas metodologias e técnicas de vendas são alguns dos temas que irão nortear a primeira edição do “Fecomércio em Conexão” em 2020. A iniciativa, realizada pela Federação, recebe,...

Linha BDMG Solidário apoia empreendedores e prefeituras de cidades em situação de emergência ou calamidade

06 Fevereiro 2020

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) melhorou as condições de suas linhas de crédito para ajudar municípios em situação de emergência ou calamidade pública e micro/pequenas empresas...

Startup Summit 2020 está com inscrições abertas

04 Fevereiro 2020

A 3ª edição do Startup Summit, maior evento de tecnologia promovido pelo Sebrae, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), está com as inscrições abertas. O evento,...

Presidente da FCDL-MG e da CDL-Contagem participa de reunião com o governador

03 Fevereiro 2020

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) e da CDL-Contagem, Frank Sinatra, participou hoje (03/02), de uma reunião com o governador do estado, Romeu...

Governo reajusta salário mínimo para R$ 1.045

03 Fevereiro 2020

O crescimento da inflação no mês de dezembro fez o governo federal refazer as contas. Com isso, o salário mínimo para 2020, antes estabelecido em R$ 1.039, passou para...

Cidades concedem perdão do IPTU para imóveis afetados pelas chuvas

01 Fevereiro 2020

Dezenas de cidades mineiras foram tomadas pelas águas em janeiro. As fortes chuvas deixaram desabrigados e muitos prejuízos para a população, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Só...

Governo lança aplicativo que lista devedores da União

31 Janeiro 2020

A partir desta semana, os cidadãos podem consultar, pelo celular, as dívidas de empresas e de pessoas físicas com a União. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou um...

Pequenos Negócios tiveram, em 2019, o melhor saldo de empregos dos últimos cinco anos

29 Janeiro 2020

Os pequenos negócios no Brasil mantiveram, em 2019, um desempenho na geração de vagas de trabalho formal superior ao registrado pelas médias e grandes empresas, resultando no melhor saldo...

Projeto impede que lojas definam local para pagar fatura de cartão

29 Janeiro 2020

Voltou a tramitar no Congresso uma proposta da Senadora Kátia Abreu (PDT-TO) que impede os varejistas que possuem cartões de marca própria de obrigarem o consumidor a pagar as...

Dispensa de alvará beneficiará 10,3 milhões de empresas de baixo risco

29 Janeiro 2020

A dispensa total de licenças e alvarás de funcionamento para 289 tipos de atividades econômicas de baixo risco beneficiará 10,3 milhões de empresas no país, disse ntem (28/01) o...

CESPC-MG promove treinamento do Cadastro Positivo para as CDLs mineiras

26 Janeiro 2020

O Conselho Estadual de SPC de Minas Gerais (CESPC-MG) promoveu Treinamento do Cadastro Positivo e Certificação Digital do SPC Brasil para as Entidades Mineiras. O encontro, realizado no San...

Monte um e-commerce no Instagram em 4 passos

26 Janeiro 2020

As redes sociais são fundamentais para quem é varejista, principalmente quando falamos de visibilidade em um negócio. Uma das mais utilizadas é o Instagram, que possuí diversos recursos para...

CDL-Contagem se mobiliza na Campanha de Arrecadação de donativos para desabrigados pelas chuvas

24 Janeiro 2020

Em solidariedade às famílias atingidas pelas chuvas dos últimos dias, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem disponibilizou seu espaço para receber doações. A entidade está recebendo donativos como colchões,...

Arrecadação federal com impostos chega a R$ 1,537 trilhão em 2019

23 Janeiro 2020

A arrecadação de impostos federais em 2019 totalizou R$ 1,537 trilhão, um crescimento real de 1,69% em comparação ao ano anterior. Corrigido pela inflação, chegou a R$ 1,568 trilhão,...

CADASTRO POSITIVO

23 Janeiro 2020

Caro Associado, Volte a Vender a Prazo! (carnê, cheque, etc...). Utilize o Cadastro Positivo. Consulte a CDL-Contagem.

WhatsApp para empresas: 3 dicas que você precisa conhecer antes de levar seu negócio para o app

22 Janeiro 2020

Pode ser para vender roupas, receber encomendas de doces ou até prestar serviços funerários. O WhatsApp virou queridinho dos empreendedores brasileiros e já faz parte da rotina dos negócios....

Em casos como o da cervejaria Backer, como o varejo deve se comportar?

22 Janeiro 2020

O recente caso de contaminação envolvendo a cervejaria mineira Backer ganhou repercussão nacional após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) relacionar o consumo de algumas de suas...

«
||
»

Seja um Associado

Departamento Comercial:
Gerente: Vanda Lima - (31)3359-6417  
 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ou clique aqui para enviar uma mensagem

Sobre a CDL

A CDL Contagem tem a missão de representar, integrar e apoiar o lojista por meio de soluções inovadoras e de qualidade, fortalecendo o comércio varejista de Contagem, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.

Siga-nos também em:

   

Contato

Para conhecer mais sobre a CDL Contagem, entre em contato conosco:
  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(31)3359-6400 
  Rua Manoel Teixeira Camargos, 475 - Eldorado - Contagem/MG