Receita abre consulta pública sobre obrigação de informar pagamentos em espécie

 

IR 800x445A Receita Federal colocou em consulta pública minuta de Instrução Normativa, disponível na internet, que torna obrigatória a prestação de informações relativas a operações em valores iguais ou superiores a R$ 30 mil, com liquidação em moeda em espécie.

Pela proposta, operações serão reportadas em formulário eletrônico disponível no site da Receita Federal na internet, denominado Declaração de Operações Líquidadas com Moeda em Espécie (DME).

De acordo com a Receita, “a necessidade de a Administração Tributária receber informações sobre todas as operações relevantes liquidadas em espécie decorre da experiência verificada em diversas operações especiais em que a Receita Federal tem participado ao longo dos últimos anos, quando operações em espécie têm sido utilizadas para esconder operações de sonegação, de corrupção e de lavagem de dinheiro, em especial quando os beneficiários de recursos ilícitos fazem aquisições de bens ou de serviços e não tencionam ser identificados pela autoridade tributária”.

A Receita acrescentou que outros países adotaram essa medida para combater a prática de ilícitos financeiros, como lavagem de dinheiro e o financiamento ao tráfico de armas e ao terrorismo.

As sugestões poderão ser encaminhadas até 6 de outubro, por meio da seção “Consultas Públicas e Editoriais” no site da Receita.

 Fonte: Agência Brasil

Como o varejo está se reinventando para os novos tempos

 

crop 20170915102748ZGRCOohtdO varejo foi obrigado a se mexer. As lojas online, a economia colaborativa e as redes sociais mudaram não só comércio, mas o mundo. Por isso, o ato de vender se tornou cada vez mais complexo.

Nas décadas anteriores, bastava um produto de qualidade, uma loja bonita e uma divulgação eficiente para conquistar os consumidores. Hoje, essa receita tem inúmeros ingredientes.

Para falar sobre essa ressignificação do comércio nos últimos anos, a GH & associados, reuniu um time de especialistas durante o Workshop Store Marketing.

“No passado, comprar e vender era mais simples porque não existia abundância”, afirma George Homer, fundador da GH & Associados. “As novas gerações não querem ter posse, eles querem usar. A experiência se tornou parte importante de todos os negócios”.

A reinvenção do varejo passa por três fatores: tecnologia, identidade de marca e ambiente.

Marca

Para a Bianca Cerdeira e Liliane London, da Brand to Be, consultoria especializada em inteligência de marketing, a mudança é um dos componentes fundamentais para as marcas se adaptarem aos novos tempos.

Para conquistar os clientes, que estão cada vez mais exigentes, é necessário um processo muito mais amplo e complexo, que envolve a criação de uma identidade da marca, baseada principalmente nos valores da empresa.  

Para tanto, a expressão branding deve entrar para o vocabulário dos comerciantes.

A interação das empresas com os consumidores também passa por um processo de reformulação. Hoje, as marcas devem entender a mentalidade dos clientes ao oferecer seus produtos ou serviços.

Um exemplo entre muitos: a Dove, marca de produtos de higiene da Unilever, está realizando essa inserção de forma efetiva. A empresa criou um posicionamento que busca enfatizar que a empresa é contra os padrões de beleza estabelecidos.

Outras empresas criam eventos especiais para engajar os clientes em atividades relacionadas a identidade da marca. A Nike, por exemplo, criou em algumas lojas espaços para aulas de ginástica e outras atividades físicas.

Muito mais importante do que apenas os produtos em si, o discurso e os valores que eles representam se tornaram um ponto fundamental para atrair os consumidores.  

“O foco antes eram as vendas, agora elas são consequência”, afirma Bianca Cerdeira. 

Tecnologia

As inovações tecnológicas são um dos pontos cruciais do processo batizado de ressignificação do varejo.

Internet das coisas, drones, etiquetas inteligentes e robôs: as ferramentas e as possibilidades são muitas.

Regiane Romano, presidente da vip-systems, empresa especializada em tecnologias para o varejo, acredita que a adoção desses novos aparatos é caminho sem retorno. 

Um dos problemas é que atualmente os comerciantes são inundados com uma quantidade enorme de novas ferramentas e nem sempre sabem qual devem adotar.

Não coloque a tecnologia só porque é legal, mas porque ela atende a uma real necessidade do negócio”, afirma Regiane.

O uso de novas ferramentas tecnológicas pode ajudar a promover mais vendas e simplificar processos. Uma das marcas que fazem isso com efetividade é H&M, rede sueca de lojas de roupas e acessórios.  

Na loja localizada na Times Square, em Nova York, por exemplo, a empresa colocou tablets nos provadores para que os clientes comprem online as peças que não acharam nas gôndolas. “São soluções acessíveis e simples, mas que são utilizadas com inteligência”, afirma Regiane.

Ambiente

Em tempos de e-commerce, a preocupação das lojas físicas com o ambiente se tornou cada vez mais frequente.

Não basta ter uma loja bonita e que atraia o olhar dos clientes. O mais importante, de acordo com George Homer, é que as lojas contem suas histórias por meio dos recursos visuais.

Os varejistas devem criar ambientes que ajude os clientes a se desligarem do mundo ordinário e embarquem em um espaço mágico e livre de preocupações.

“As pessoas vão para as lojas não só para comprar, mas também para esquecerem seus problemas”, afirma Homer. 

O ambiente das lojas também deve fazer parte da expressão da identidade de uma marca. A exposição dos produtos, as prateleiras, os cheiros, as cores e os sons ajudam a comunicar a cultura de uma empresa.

Outra tendência na criação de novas lojas são espaços dedicados a mais de uma função.

O Eataly é um dos pioneiros ao criar um mercado que abriga também restaurantes. O mesmo está acontecendo os supermercados estão cada vez mais dedicados a oferecer aos consumidores refeições rápidas.

Fonte: Diário do Comércio

Vem aí a versão WhatsApp para empresas

 

telefone whatsapp thinkstock dcO WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável para alguns comerciantes e empreendedores. Realizar vendas, prospectar clientes e agendar serviços e reuniões são apenas alguns dos usos do aplicativo.

De olho nesse potencial tanto para pequenas empresas quanto para grandes negócios, o WhatsApp (aplicativo comprado pelo Facebook em 2014) decidiu criar uma atualização para atender especificamente aos negócios.

A empresa acredita que hoje a comunicação entre as empresas e consumidores é feita de forma rudimentar. As novas ferramentas devem tornar essa comunicação mais oficial e segura. 

Em comunicado, a empresa anunciou que as novas soluções devem atender as necessidades de empresas de diversos portes. Tanto aquelas que têm necessidades globais, quanto as que atendem aos consumidores locais.

As novas funções devem facilitar o contato com um grande volume de clientes. A nova ferramenta também pretende diferenciar os usuários comuns das empresas.

“O WhatsApp simplificou a comunicação para as pessoas no mundo todo. Agora, queremos aplicar a mesma abordagem ao levar negócios ao WhatsApp”, afirmou em nota Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp. “Estamos entusiasmados em conectar pessoas às empresas de maneira rápida e pessoal.”

Por enquanto, o WhatsApp Business está em fase de testes. A primeira empresa a testar a ferramenta no Brasil será o Itaú Unibanco.

Os testes devem começar em breve com os clientes Personnalité Digital. O banco pretende expandir o uso aos poucos para os demais correntistas.

A ideia é criar uma comunicação mais ágil entre os clientes e os gerentes digital. Posteriormente, a empresa a adotará o aplicativo para mandar notificações para os usuários.

"Esse piloto é a primeira iniciativa do Whatsapp para o desenvolvimento de uma solução corporativa oficial do aplicativo", afirmou o Itaú Unibanco em nota. "Os gerentes de contas Personnalité Digital usarão a solução corporativa como um dos canais para contato com os clientes".

De acordo com informações do WhatsApp, a principio a ferramenta será gratuita para as empresas. Mas já estuda criar um modelo de cobrança. Os valores e prazos, por enquanto, não estão definidos.

Fonte: Diário do Comércio

Mais de 80% das empresas brasileiras têm irregularidades, aponta estudo

 

ea640x440 17a5151 640x336Um estudo aponta que 86% das empresas brasileiras estão com algum tipo de irregularidade perante os órgãos de controle. A organização internacional Endeavor, que publicou o levantamento, faz ações para fomentar o empreendedorismo no Brasil e em outros países. As pendências incluem atrasos no pagamento de impostos ou não cumprimento de exigências de prefeituras ou da Receita Federal.

No comércio, há irregularidades em 96% dos estabelecimentos, enquanto na indústria, 92% das empresas não estão completamente regularizadas. A pesquisa foi feita a partir de uma amostra de 2.550 companhias em todos os estados brasileiros.

O estudo atribui os altos índices de irregularidade à complexidade da burocracia no país. “Esse valor ilustra a complexidade e as dificuldades impostas pelo ambiente regulatório e a disparidade entre as exigências impostas pelo Estado e a realidade das empresas”, diz a publicação.

A entidade chama atenção para o fato de que os índices de irregularidade são elevados mesmo entre os escritórios de advocacia (80%) e de contabilidade (88%), ramos que, em tese, deveriam estar mais preparados para lidar com burocracia e normas.

Como exemplo da dificuldade em manter as empresas regulares, o estudo cita que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) teve 558 atualizações em quatro anos. “Ou seja, cerca de uma atualização a cada três dias. Além da mudança constante na legislação dos impostos, as empresas precisam cumprir uma série de obrigações acessórias para comprovar ao Fisco que o pagamento e as exigências legais estão sendo feitos da forma correta”, destaca.

Empresas inativas

As dificuldades causadas pelo excesso de normas e obrigações também gera, segundo a pesquisa, um número elevado de empresas que continuam existindo sem funcionar. A estimativa do estudo é que 20% dos inscritos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) estejam inativos, representando 3,7 milhões de empresas.

“O alto número de empresas que não 'fecharam as portas' formalmente geram um custo de ineficiência para a economia, pois há muitos recursos - tangíveis e intangíveis - paralisados pela situação inconclusiva e que poderiam ser realocados em formas mais produtivas, seja em um novo empreendimento ou em um já existente”, acrescenta o documento.

Soluções

O estudo aponta ainda algumas medidas que poderiam reduzir a burocracia e facilitar a abertura e fechamento de empreendimentos. Entre as propostas defendidas estão as de integrar os diferentes órgãos e secretarias, simplificar e automatizar as cobranças tributárias e inverter a lógica de fiscalização, dando mais valor nas autodeclarações dos empreendedores.

Fonte: Agência Brasil

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