Presidente Bolsonaro sanciona nesta sexta-feira a MP da Liberdade Econômica

 

bolsonaroO presidente da República, Jair Bolsonaro, sanciona nesta sexta-feira (19), a chamada MP da Liberdade Econômica. A iniciativa tem o objetivo de diminuir a burocracia e facilitar a abertura e gestão de empresas, principalmente de micro e pequeno porte. A Medida Provisória foi aprovada pelo Senado no dia 21 de agosto. A MP é celebrada como uma das mais importantes conquistas dos donos de micro e pequenas empresas, que representam 99% de todos os negócios em atividade no país. A nova lei implementa uma série de mudanças que vão melhorar o ambiente de negócios com a isenção de alvarás e licenças para a atuação de empreendimentos em atividades consideradas de baixo risco. 

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a lei representa uma alforria para o empreendedorismo no Brasil. “O nome dado à MP sintetiza o valor dela para ajudar a tracionar a economia. A liberdade econômica elimina uma série de travas burocráticas, simplifica a vida do empreendedor e aumenta a expectativa de geração de empregos. É um eficiente antibiótico para debelar a burocracia que nos aprisionava à idade média da economia”. Melles ainda completa: “Menos burocracia significa maior valorização dos donos de negócios, com a geração de renda e elevação do nível da competitividade nacional”.

A expectativa do governo é de que as medidas de simplificação devem contribuir com a geração de 3,7 milhões de empregos em 10 anos. Além da redução da burocracia para abertura de empresas, a MP também institui a carteira de trabalho digital, substitui os sistemas de Escrituração Digital de Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do banco de dados sobre estoques, chamado Bloco K.

Fonte: Agência Sebrae

Sebrae mapeia cinco dicas para contratar funcionários

 

contratação de funcionários2 1000x509Uma pesquisa realizada no ano passado pelo Sebrae, envolvendo mais de 5,8 mil empreendedores, indicou que 52% deles tinham dificuldade em contratar mão de obra qualificada. Outro estudo, realizado em março de 2019, mostrou que o percentual de empresários que pretendiam abrir vagas em seus negócios ultrapassava a 32%, o que realmente aconteceu em junho, quando foram criados mais de 57 mil novos postos de trabalho. Mas para contratar um trabalhador, são necessários alguns cuidados e o estabelecimento de critérios.


De acordo com a analista do Sebrae Carolina Moraes, umas das principais regras sobre o assunto é não contratar quem não se pode demitir. Além disso, a especialista recomenda conhecer mais profundamente o futuro funcionário. Hoje, além de saber mais sobre os cinco tipos de contratação (carteira assinada, estágio, menor aprendiz, temporária e terceirização), o empreendedor deve levar em conta algumas recomendações sobre o assunto. Confira as dicas reunidas pelo Sebrae e não perca outras sugestões disponíveis no Canal do Sebrae no YouTube.

1 - Selecione profissionais confiáveis e competentes
O ideal é que todos os colaboradores do empreendimento, mesmo sendo ela uma microempresa, sejam profissionais confiáveis e competentes. Muitas vezes a falta de transparência entre os envolvidos e a falta de critério na seleção poder gerar problemas futuros.

2 – Observe os valores éticos do candidato
No momento de contratar uma profissional, é importante avaliar a integridade dela, seus valores éticos. Caso contrário, nem perca tempo. O candidato ao emprego pode ter um excelente currículo, mas se não tiver integridade pode ser um tiro no pé.


3 – Valorize o interesse no aprendizado
Em seguida, é necessário que a pessoa tenha motivação e brilho no olho. É fundamental que o candidato a uma vaga tenha vontade e, também, facilidade para aprender. Segundo Pesquisa do Sebrae, realizada em março desde ano, mais de 80% dos empresários preferem capacitar seu futuro funcionário.


4 – Experiência prévia é desejável, mas não obrigatória
É desejável que a pessoa tenha experiência prévia, mas não considere isso um pré-requisito obrigatório, pois, se a pessoa for íntegra, e tiver vontade de aprender, tudo se resolve. É sempre bom que o empresário tenha em mente o perfil do profissional que deseja selecionar e que deve estar de acordo com os valores do seu negócio.


5 – Não contrate alguém que você não pode demitir
Outra dica que é bastante delicada, considerando a grande quantidade de empresas familiares existente no Brasil, é: não contrate quem você não pode demitir. Ninguém pensa dar emprego a alguém pensando que vai mandá-lo embora em algum momento. Porém, se o empresário contrata sua sogra, por exemplo, um grande amigo de infância, um familiar e, por algum motivo, essa pessoa não mostrar os resultados desejados, como você terá coragem de demitir essa pessoa depois? Por isso, se possível, não entre nessa cilada.

Confira também curso do Sebrae para ajudar na contratação de funcionários. 

Fonte: Agência Sebrae

 

Semana do Brasil mostra que vale a pena criar ofertas exclusivas

 

negocios ecommercesemanadobrasil pixabayInédita, a Semana do Brasil ajudou a puxar as vendas do comércio físico e eletrônico na 1ª quinzena de setembro. Entre os dias 6 e 15, período em que durou a ação promocional, o faturamento chegou a R$ 2,2 bilhões - alta de 10,5% na receita do e-commerce em relação aos 10 dias que antecederam o evento, e de 30,3% ante igual período de 2019. Os dados são do relatório elaborado pela Social Miner, especializada em dados de comportamento de consumo no Brasil com base em 41 milhões de cadastros, em parceria com o Compre & Confie, empresa de inteligência de mercado que monitora mais de 80% das vendas de um total de 4 mil lojas virtuais multicategoria que atuam também como marketplace. A Opinion Box, de soluções digitais de pesquisa e customer experience, também participou. 

Como destaques, dois insights sobre o comportamento do consumidor em relação à nova data promocional: a pesquisa das ofertas com quase um mês de antecedência, e a taxa de recompra na mesma loja enquanto durou a ação.

Em relação ao primeiro item, houve um primeiro pico de visitas aos sites no período, registrado no dia 20 de agosto, a 17 dias da Semana do Brasil e a 26 dias do Dia do Cliente, outra data promocional realizada em 15 de setembro. 

O segundo pico aconteceu em 28 de agosto, a 9 dias do início do evento, e o terceiro foi em 11 de setembro, já durante a Semana do Brasil e a 4 dias do Dia do Cliente. Os resultados confirmam o recorte de Intenção de Compra para a data, já que o público que se engajou antecipadamente com a ação promocional representou 42,5% do total. 

Já a taxa de recompra foi uma boa surpresa para os varejistas do e-commerce: o total de usuários que fizeram mais de uma conversão na mesma loja no período cresceu 2,76% ante igual período - 6 a 15 de setembro - de 2018. 

Apesar de ser uma taxa ainda pequena - visto que a média no e-commerce como um todo é de 57% (dados do portal e-commerce Brasil) -, o crescimento do indicador mostra que vale a pena investir em datas promocionais. Afinal, manter um cliente "dentro de casa" é cinco vezes mais barato do que conquistar um novo consumidor, diz o relatório.

"Vale criar campanhas e planejar ofertas exclusivas para esse público, especialmente durante as datas comerciais, para estimular uma recompra e trabalhar a retenção." Em resumo, para o varejo, fidelizar o cliente é tudo. 

 SOCIAL MINER

Outros insights

O relatório da Social Miner aponta outros insights para quem ainda tem dúvidas sobre o potencial das datas comerciais - ainda mais uma nova, como a Semana do Brasil. O segundo maior pico de vendas de produtos de Beleza e Saúde neste ano aconteceu no dia 22 de maio, a exatamente três semanas do Dia dos Namorados. É ou não é muita coincidência?

Voltando à Semana, os e-commerces de moda são os que atraíram o maior volume de tráfego no período (incluindo o Dia do Cliente), com representatividade de 33,3%. Em seguida, aparecem os segmentos de Beleza e Saúde, Informática e Multicategoria, com 17,3%, 16,8% e 14,5%, respectivamente. 

Das visitas aos sites realizadas no período para consultar ofertas, 32,1% foram feitas através de dispositivos móveis. Mas... quando chegou a hora de fechar as compras na Semana, o comportamento do consumidor mudou: muitos migraram para o computador, sendo que o mobile concentrou 23,6% dos pedidos, contra 76,4% feitos pelo desktop.

O valor médio do frete durante a Semana do Brasil e Dia do Cliente foi de R$14,99, sendo que esse item registrou crescimento de 3,9% em relação ao valor apurado nos 10 dias que antecederam o evento.

Já o tíquete médio dos pedidos gerados durante a Semana ficou em R$ 404,90 — 1,3% acima do apurado no período anterior, de 27 de agosto a 5 de setembro. No entanto, o valor representa uma queda de 2% ante igual período de 2018.

Mesmo empolgado com as ofertas, as formas de pagamento refletiram o comportamento cauteloso do consumidor diante do atual momento econômico. Durante a Semana do Brasil, eles se dividiram entre os que compraram itens de menor valor à vista (34%) ou à prazo, de 7 a 12 suaves prestações para não pesar muito no bolso (36,1%).

Fonte: DC

Confaz entrega proposta de reforma tributária no Senado

 

6538f0606ac26ac2e5866d87f34a16f1Representantes do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) entregaram ontem (11/09), no Senado, uma proposta de reforma tributária. O Confaz reúne os secretários de Fazenda de todos os estados e do Distrito Federal. Eles apresentaram o que julgam ser um aprimoramento das propostas já existentes sobre o tema.

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, um dos representantes do conselho, destacou a importância da união de todos os estados em torno da proposta. "Os diversos mecanismos que foram introduzidos solucionam problemas históricos que têm impedido a reforma tributária no Brasil”, disse Meirelles, atual secretário de Fazenda do estado de São Paulo.

O Senado já analisa uma proposta de reforma tributária, relatada por Rodrigo Rocha (PSDB-MA). Rafael Fonteles, secretário de Fazenda do Piauí, defendeu a unificação de cinco impostos. A proposta apresentada nesta quarta-feira também prevê maior participação dos estados no comitê gestor. “Consideramos que os estados têm que ter um protagonismo maior porque o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] isoladamente já é maior que a soma dos outros impostos e, portanto, os estados têm que ter uma participação mais predominante nesse comitê gestor.”

Fonteles afirmou também que a proposta apresentada hoje traz um tratamento diferenciado para a Zona Franca de Manaus. Segundo Fonteles, já está havendo diálogo entre o relator da reforma tributária no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), e membros do Confaz. “Estamos levando uma mensagem de unidade dos 27 estados, que é algo único nos últimos 30 anos. Falamos com o senador Roberto Rocha e defendemos que é um aperfeiçoamento da proposta em tramitação.”

A propostarelatada por Rocha ainda não está fechada, mas a ideia é reunir nove impostos em um só, que seria inspirado no Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA), adotado em países como Portugal, Canadá e Japão.

O IVA é um imposto cobrado em todas as etapas produtivas, desde a venda de uma matéria-prima até a venda,para o consumidor final. O tributo se chamaria Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e ajudaria a aliviar pela metade a obrigação previdenciária das empresas. Sairia de 20% para 10% em cima do custo mensal do empregado.

Fonte: Agência Brasil

 

 

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