WhatsApp para empresas: 3 dicas que você precisa conhecer antes de levar seu negócio para o app

 

whatsappPode ser para vender roupas, receber encomendas de doces ou até prestar serviços funerários. O WhatsApp virou queridinho dos empreendedores brasileiros e já faz parte da rotina dos negócios. Mas quem está pensando em levar a empresa para o aplicativo deve ficar esperto: algumas ferramentas e regras são diferentes da versão para usuários e merecem atenção.

Em entrevista a PEGN, Juliano Braz, diretor de vendas da plataforma Take, destacou três dicas que podem ajudar nesse caminho. Segundo ele, é preciso planejar e aprimorar a implementação da ferramenta para que ela realmente gere resultados. “Não adianta estar no WhatsApp se essa presença não gerar uma boa experiência para o cliente”, diz.

Veja as dicas abaixo:

1. Entenda qual versão combina com o seu negócio

Hoje, o aplicativo oferece duas versões diferentes para contas comerciais:

WhatsApp Business App: voltado às pequenas empresas, exige que a maior parte da comunicação seja feita manualmente pelo celular ou pela versão web. Permite a automação de algumas mensagens, como as de ausência, apresentação ou para perguntas frequentes. O perfil também pode exibir informações como endereço, horário de funcionamento e catálogo de produtos. (veja a lista aqui).

WhatsApp Business API: voltada às médias e grandes, esta versão oferece ferramentas mais automatizadas e a possibilidade de atingir maior alcance – algumas campanhas, por exemplo, envolvem o envio de milhares ou milhões de mensagens. Para implementar a solução, é preciso procurar um provedor de soluções certificado pela companhia.

Apesar do foco em empresas maiores, a segunda versão também pode atender os pequenos. Algumas empresas, como a Take, têm desenvolvido soluções com foco nesse público.

2. Fique atento aos termos de uso

Se entre os usuários a mania de não ler regras e termos é arriscada, aqui ela tem ainda mais chances de gerar problemas. Braz destaca que o aplicativo proíbe algumas práticas, como o spam, e tem equipes atentas para mapear e bloquear quem não respeita as políticas de uso. Elas, aliás, também podem mudar com o tempo. “O empreendedor pode aprender as regras e ficar atento ou contratar uma empresa especializada para fazer isso”, diz.  Veja aqui as regras públicas do app.

3. Saiba usar o app a favor do seu negócio

Se o WhatsApp é um dos canais de comunicação da sua empresa, é preciso que ele realmente funcione como tal. Não adianta oferecer facilidades ao cliente se, no final, ele precisará recorrer a outros meios para conseguir o que precisa. “Gerar uma boa experiência é resolver problemas. Se ele tenta fazer isso pelo WhatsApp e não consegue, precisará ligar e não estará sendo atendido por seu canal de preferência.”

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Cinco dicas para o pequeno negócio não quebrar

 

922365330 fica a dicaNem sempre é bom ter que viver experiências negativas para aprender. Decretar falência de uma empresa é uma delas. Pensando em compartilhar dicas que podem evitar o fechamento do pequeno negócio, o especialista em vendas, Ricardo Magalhães, falou exclusivamente sobre o assunto em um vídeo disponível no Portal EAD do Sebrae. No material ele separou exemplos de erros mais comuns cometidos pelos empreendedores.   

Confira as dicas

 1. Seja diferente - Quando somos iguais aos outros, a única maneira de se diferenciar é baixar o preço. Se baixar o preço, acaba a margem. Se acabar a margem, acaba os funcionários. Se acabar os funcionários, acaba os investimentos e a empresa quebra.  

 2. Ouça as pessoas - Quando não ouvimos os outros, ficamos suscetíveis a uma série de erros e não vemos que estamos repetindo os mesmos erros que já foram cometidos.

 3. Comece Pequeno - Um dos grandes erros de quem está iniciando, é querer parecer grande. Para não perder dinheiro, é melhor começar pequeno.

 4. Seja Vendedor - Não importa a área de formação, todo empreendedor precisa saber vender. De uma jornada de trabalho de 8h, dedique duas à venda.

 5.  Seja generoso - O que seria um diferencial hoje em dia? Introduza na missão, visão e valores da empresa a Generosidade. Adote essa filosofia para tudo que fizer.

Assista ao vídeo completo aqui 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias 

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