Manifesto da CNDL pela harmonia dos Três Poderes

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), principal representante do setor de comércio e serviços do Brasil, manifesta seu apoio pelo entendimento entre os presidentes dos Três Poderes.

A CNDL entende que essa é a oportunidade de unir forças para enfrentar as questões que afetam de forma mais direta a vida dos brasileiros, como a profunda crise econômica que se avizinha. A inflação registrada no mês de agosto, por exemplo, foi a maior em 21 anos.  Em oito meses, o preço da gasolina sofreu alta sete vezes e já bateu a casa dos R$ 7. A energia elétrica, importante insumo na formação dos preços, não pára de subir e o risco de apagão é real.

Muitos dos fatores dessa crise são sazonais, como a seca histórica que atravessamos e que afeta sobremaneira nossos reservatórios. Mas outros tantos são de ordem estrutural e só serão resolvidos se o país retomar as discussões em torno das reformas, em especial a tributária e a administrativa, que aguardam apreciação no Congresso.

A cooperação entre os agentes da República é fundamental para o reequilíbrio da Nação, mas o momento também exige da sociedade organizada serenidade. Somente com união venceremos nossos desafios pessoais e coletivos. O Brasil necessita de foco em ações urgentes e necessárias para a superação de sua crise social, econômica e institucional.

A CNDL, certa da natureza pacífica do povo brasileiro e do apego aos valores democráticos da Nação, conclama a todos ao diálogo e ao trabalho.

Juntos Somos Mais Fortes