História

Criada no dia 10 de dezembro de 1981 com o objetivo de dar suporte ao comércio local, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem (CDL-Contagem) tem sua trajetória marcada por uma história de luta e realizações em prol do comércio lojista e dos interesses do município.

Inicialmente chamada Clube de Diretores Lojistas de Contagem, a CDL-Contagem - criada por iniciativa de um grupo de lojistas, liderados pelo comerciante Sebastião Mauro Figueiredo e Silva - teve sua primeira sede na Avenida João César de Oliveira, 2.792, sala 214, no bairro Eldorado.

O título de entidade de utilidade pública veio no dia 17 de junho de 1988, através do decreto nº 1.895, reconhecendo a CDL-Contagem como instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos e prestadora de serviços à sociedade contagense.

A aquisição de sua sede própria aconteceu em 1989, quando adquiriu o primeiro andar do prédio localizado da Rua Manoel Teixeira Camargos, nº475. A CDL-Contagem passou então a ocupar uma área de 280m2, com oito salas e um auditório. Mais tarde, passou a ocupar toda a área do prédio.

Atualmente a CDL-Contagem está em processo de construção de sua nova sede, tornando realidade um grande sonho dos seus dirigentes, colaboradores e associados. Com previsão para ser inaugurada no início de 2019, a nova sede está sendo construída ao lado do Bristol Easy Hotel CDL-Contagem, na Rua João de Deus Costa,bairro Sede.

Com instalações mais amplas, confortáveis e melhor equipadas para atender a demanda crescente por seus serviços, a nova sede terá três andares estruturados com amplo auditório equipado com serviço de sonorização, ar refrigerado e toda estrutura necessária para realização de seminários, palestras e eventos sociais; sala para cursos e balcões para atendimento. Existe ainda um projeto para construção de um 4º pavimento para abrigar um moderno teatro.

Produtos e serviços

Superando dificuldades, aos poucos a CDL-Contagem foi colecionando conquistas e grande credibilidade junto à classe empresarial, comunidade e poder público. Moderna e dinâmica, criou e diversificou ao longo de três décadas uma série de produtos e serviços, oferecendo às empresas associadas qualidade, eficiência e segurança, contribuindo para o desenvolvimento do comércio contagense.

Ao filiar-se à CDL-Contagem, o lojista passa a contar com a segurança e a agilidade dos serviços e produtos oferecidos como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), maior banco de dados da América Latina, e outros serviços básicos e necessários à atividade lojista, como o Serviço de Recuperação de Crédito (SRC), cobrança terceirizada, assistência ao consumidor, Assessoria Jurídica, convênios com instituições bancárias, de ensino, médicas, odontológico, entre outras.

Além de amparar, defender, orientar e representar os interesses de seus associados, a CDL-Contagem, legítima representante da classe lojista local, promove constantemente cursos de aperfeiçoamento profissional, workshops e palestras visando capacitar os profissionais que  atuam nos mais diversos segmentos do mercado.

O certificado digital é outro diferencial oferecido pela entidade. Trata-se de um documento eletrônico obrigatório e seguro, que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, empresa, ou site, para assegurar as transações realizadas pela internet e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados.

Em setembro de 2013, através de convênio assinado com a Prefeitura Municipal, a CDL passou a administra o CDL-Card, cartão de alimentação dos cerca de 7 mil servidores municipais. O convênio possibilitou a circulação dos recursos dentro do próprio município, fortalecendo e beneficiando os servidores com a ampliação da rede de fornecedores.

Realizações

No comércio local tem grande destaque a campanha “Natal com prêmios é natal Contagem” promovida pela entidade desde 1996. Além de evitar a evasão dos consumidores para cidades vizinhas no período de fim de ano, a promoção visa alavancar as vendas e criar um clima mais amigável entre o cliente e a empresa.

Em sua história de lutas, conquistas e sucessos a CDL-Contagem preserva momentos importantes, como o “Encontro do Comércio de Contagem e Ibirité” (Enco), realizado em parceria com o Sindicato do Comércio de Contagem e Ibirité (SCCI). O evento, que acontece desde 2003, se caracteriza por reunir empresários, seus familiares e colaboradores para desfrutarem de momentos de descanso, confraternização e reflexão.

Uma história feita de dedicação à causa lojista, cuja construção cabe a abnegados empreendedores, que se sucedem no comando da entidade doando parte do seu tempo para fazer da CDL-Contagem uma das instituições mais respeitadas do município.

E assim, a história da CDL-Contagem - uma entidade idônea, com objetivos e finalidades bem definidos - vai sendo escrita.

Presidentes:

Sebastião Mauro Figueiredo e Silva - 1981 a 1985
Ivo Alexandre de Souza - 1985 a 1988
Luiz Rodrigues  - 1988 a 996
Frank Sinatra Santos Chaves - 1996 a 2004 e 2012 a 2016(atual presidente)
Edilton Pires Bispo - 2004 a 2008 e 2008 a 2012

Presidentes